Um encontro inédito para rememorar seis décadas de Música Popular Brasileira. Foi pensando nisso que o Ponto Frio resolveu realizar o ?Show das Décadas Ponto Frio? em comemoração ao seu 60.º aniversário. Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Toni Garrido, Sandra de Sá e Orlando Morais se apresentam, gratuitamente em Curitiba, hoje, a partir das 17h30, na Pedreira Paulo Leminski.
A direção musical é do maestro Wagner Tiso – que também assina os arranjos das canções – e a direção artística é do empresário Gaetano Lops. Já o conceito do show – uma homenagem às últimas seis décadas de música popular, criando um caleidoscópio de referências musicais – foi idealizado pela agência de marketing promocional Rio 360 Comunicação, também organizadora dos shows do Réveillon de Copacabana.
Orlando Morais. |
?Partimos de uma homenagem aos últimos 60 anos da música popular. Vamos visitar um pouco de tudo o que foi feito nesse período. Não serão shows cronológicos, nem queremos ser didáticos. É, antes de tudo, um espetáculo para o público dançar e se divertir. O diferencial do projeto é promover encontros antológicos, reunindo artistas consagrados a nomes que despontaram para o sucesso recentemente, e que indicam a evolução da MPB para os próximos anos?, explica Gaetano Lops.
Com repertório eclético, artistas farão duetos inéditos.
O repertório já está fechado. O maestro Wagner Tiso reuniu uma pré-seleção de duzentas canções de onde pinçou grandes clássicos que serão cantados pelos artistas em duetos. Segundo Wagner Tiso, a decisão final do repertório foi feita de acordo com o estilo dos artistas e das duplas formadas. ?Cada artista começará cantando uma ou duas canções de seu repertório tradicional. Em seguida, interpretará uma música representativa dos últimos 60 anos de MPB. Por fim, o artista que estiver no palco convida a próxima atração e, juntos, formarão uma dupla. O encerramento de cada show será com todos os cantores reunidos no palco?, explica Wagner Tiso.
Ney Matogrosso. |
Em Curitiba, Orlando Morais abre o espetáculo e, após cantar duas canções, convida Ney Matogrosso para subir ao palco. O cantor faz o seu show e chama Martinho da Vila. Toni Garrido é o convidado de Martinho para o próximo dueto. No término de sua apresentação, Toni chama Sandra de Sá, que encerra o evento chamando todos os artistas para cantarem um grande sucesso dos últimos 60 anos da MPB, com direito a bis.
O maestro considera uma honra ter sido convidado para ser o diretor musical e arranjador dos shows. ?Faço 60 anos junto com o Ponto Frio. Posso dizer que minha vida acompanhou o crescimento da empresa. Além do mais, estou fazendo o que mais gosto: uma homenagem ao repertório brasileiro?, afirma.
Números
O ?Show das Décadas Ponto Frio? está previsto para começar às 17h30. Com duração prevista de 1h40min, o show na Pedreira Paulo Leminski, hoje pretende reunir 22 mil pessoas.
Toni Garrido. |
O palco possui 18 metros de boca de cena, 14 metros de profundidade e nove metros de pé direito. A torre de controle técnico do evento terá cinco metros de comprimento e seis metros de profundidade. Também serão montadas duas torres de delay para som e iluminação. O público poderá acompanhar as performances dos artistas por telões nas laterais do palco.
Será contratada uma equipe de segurança privada e de monitoramento digital, através de câmeras de vídeo devidamente regulamentadas junto aos órgãos competentes, dando cobertura durante a montagem e a desmontagem do show. São esperadas 300 pessoas na área VIP.
Sandra de Sá. |
Programação
A série ?Show das Décadas Ponto Frio? foi aberta no Rio de Janeiro, no dia 3 de setembro, na Praia de Copacabana. No dia 15 de outubro, em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski) Porto Alegre (22 de outubro, no Anfiteatro Pôr-do-Sol), Belo Horizonte (12 de novembro, na Praça da Estação) e Brasília (26 de novembro, no platô do Estádio Mané Garrincha).
Serviço:
?Show das Décadas Ponto Frio? Curitiba, hoje, domingo às 17h30, na Pedreira Paulo Leminski. Gratuito.