O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, está em “franca melhora” de sua função renal, informou seu médico, Fernando Gjorup, em entrevista coletiva neste domingo.
Gjorup ressaltou que, embora esteja bem e não haja indícios de que seu estado de saúde voltará a piorar, considera que a situação de Niemeyer inspire cuidados devido à sua idade avançada.
“É uma saúde frágil, própria da idade, e no evento clínico atual, ele vem se recuperando bem. Embora, pela idade, inspire bastante cuidado, ele está bem”, disse Gjorup na entrevista no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o arquiteto está internado desde o último dia 2.
O médico explicou que Niemeyer teve uma gripe no mês passado e, como não se alimentou suficientemente bem, sofreu uma desidratação que afetou seus rins.
O arquiteto passou duas semanas internado em outubro, e após um breve período de alta, sofreu uma recaída pela qual voltou ao hospital para realizar exames. Na sexta-feira passada, seu estado piorou e ele foi transferido para a unidade intermediária.
Gjorup explicou que Niemeyer receberá alta quando tiver “a melhor condição possível”, mas ressaltou que “ninguém tem pressa” porque, em sua idade, responde “muito lentamente” ao tratamento.
Um dos grandes responsáveis pela construção de Brasília, Niemeyer está “lúcido” e inclusive se interessou por questões de trabalho quando recebeu visitas de algum colega de seu estúdio, segundo o médico.
“No hospital ele não trabalha, claro, mas conversa sobre os trabalhos quando vem alguém de seu escritório. Isso é um exemplo de lucidez, isso é o que o mantém vivo”, afirmou.