O média-metragem paranaense “Enquanto Estamos Dormindo”, estréia neste sábado, 27/06, com sessões às 19:00 e 20:30horas na cinemateca de Curitiba.
Rodado em agosto do ano passado, o filme foi captado em HDV com a utilização de um kit de lentes 35mm, conhecido como mini 35, e posteriormente transferido para película 35mm.
No filme, um pré-adolescente filho de catadores de papel, vivido pelo jovem ator Vitor Lacerda, convive entre duas realidades: sua família e a rua. Ele acompanha seus pais na jornada diária como “carrinheiro” coletando o lixo reciclável das ruas. Sua convivência com os amigos da vila onde mora faz com que enfrente nas ruas os perigos que uma grande cidade oferece. Como cenário para sua história, ele percorre as velhas ruas do centro histórico de Curitiba e a vila Zumbi dos Palmares, na região metropolitana.
O projeto previu uma contrapartida social. A produção procurou nos bairros da região metropolitana uma comunidade que se comprometesse a participar das atividades e oficinas previstas no projeto do filme. Foram meses de pesquisa através da prefeitura e suas regionais até que, através da CoopZumbi, cooperativa de catadores de lixo reciclável, a produção do filme foi apresentada a escola Municipal Barão de Mauá, de Colombo, que fica dentro da vila Zumbi. A receptividade ao projeto e suas atividades foi tão grande que a produção não teve dúvida que aquela seria a comunidade certa para a realização de suas atividades.
Dentre as ações previstas pelo projeto do filme, foram realizadas oficinas de interpretação com um grupo de alunos da escola Municipal Barão de Mauá, para ajudar a compor o elenco do filme e promover a prática da dramaturgia. Durante a realização destas oficinas, surgiu a oportunidade da produção do filme ajudar na montagem de uma peça de teatro, produzida pela escola para o III FETECO – Festival de Teatro de Colombo, e que acabou ganhando 3 (três) prêmios na categoria infantil.
Além das oficinas de interpretação, foram realizadas oficinas com lixo reciclável, com o objetivo de promover atividades lúdicas e a integração social, o que resultou na confecção de cenários, figurinos e fantoches que fizeram parte do enredo do filme. Participaram desta oficina alguns professores da escola, pais de alunos e algumas crianças.
O filme teve a direção da cineasta curitibana Vergínia Maria Grando, e a produção de Rosangela Supptitz. Aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, teve o patrocínio integral da Spaipa S/A – Indústria Brasileira de Bebidas Ltda.Todo o processo do filme e suas atividades dentro da comunidade da vila Zumbi foram registrados em vídeos e fazem parte de um documentário que será lançado junto com o filme de ficção.
Lançamento do filme: “Enquanto Estamos Dormindo”
Data:27/06/09
Horário: 1ª. Sessão – 19:00; 2ª. Sessão – 20:30
Local:Cinemateca de Curitiba – Rua Pres. Carlos Cavalcanti nº 1174
Entrada franca
Duração:45 minutos
Indicação etária: livre