Max Viana sempre esteve com o violão do pai por perto, ao alcance da curiosidade, e ele saiu tirando sons sozinho, intuitivamente. Mas não foi apenas com orgulho que Djavan viu seu filho do meio tomando intimidade com a música. O pai deu uns toques, corrigiu harmonias aqui e ali e botou Max no mundo dos sons.
Não houve a fase roqueira, talvez porque a trilha sonora em casa tinha do bom e do melhor da música brasileira, do jazz, da soul music, do flamenco e de variados ritmos africanos, garantindo invejável riqueza de informação. Nos tempos de tocar em sarau colegial, o negócio de Max estava mais para Stevie Wonder. Depois de largar a faculdade de Economia, ele foi estudar no Guitar Institute of Technology, em Los Angeles. Teve aulas com feras como Scott Henderson e voltou ao Brasil querendo botar em prática tudo que tinha absorvido.
Novo disco
No Calçadão começa com uma vinheta de Parte da Gente, 25 segundos à capella, um cartão de visitas melódico do compositor. A carta de intenções rítmicas vem em seguida, na faixa-título, uma parceria com a irmã Flavia Virginia que introduz o clima soul-funk predominante no álbum. “Tô te esperando lá no calçadão/ com o violão”, avisa Max, com carioquice explícita, mas, como ele mesmo prefere, low profile, sem ostentação ou bairrismo. As outras faixas, precisam ser ouvidas com calma.