Entre 2013 e 2014, o Museu da Imagem e do Som sediou uma vasta exposição sobre Stanley Kubrick. Além de retrospectiva, o evento foi enriquecido pelo farto material cedido pela família. Só para lembrar – em 2013, o cartaz da Mostra foi um desenho de Kubrick cedido por sua mulher, Christine, que veio a São Paulo. No caso da retrospectiva de François Truffaut, que começa dia 14 – e, curiosamente, a data assinala a queda da Bastilha -, o público terá acesso a arquivos que foram cedidos pela família do diretor à Cinemateca Francesa. São desenhos, fotos, objetos, livros e revistas, roteiros anotados e figurinos, além de trechos de filmes e entrevistas. Todo esse material, mais os filmes, foi reunido por Serge Toubiana para compor a retrospectiva que a instituição dedicou a Truffaut nos 30 anos de sua morte. Além dele, a Versátil lança DVDs com clássicos do diretor, entre eles Um Só Pecado.

continua após a publicidade

São Paulo será a segunda cidade no mundo, e a primeira após Paris, a receber ‘todo’ Truffaut. O diretor dizia que o personagem Antoine Doinel, interpretado por Jean-Pierre Léaud, era um duplo e um alter ego. Há muito de sua infância em Os Incompreendidos. Um pouco da história da família, o bairro em que nasceu, Pigalle e o 9.ème arrondissement, o fracasso na escola, a fuga das aulas, o amor pela literatura (Balzac) e o cinema. Esse elemento pessoal, não necessariamente autobiográfico, percorre sua obra.

Truffaut não gostava de fazer citações explícitas, mas seus diretores preferidos revivem de forma discreta em seus filmes. A exposição lança mais luz sobre essas influências, e as amizades. Como Alfred Hitchcock filmaria essa cena? Ou Ernst Lubitsch? O dilema muitas vezes acompanhou Truffaut e, no caso de Hitchcock, sua presença se manifesta nas trilha, pois Truffaut trabalhou algumas vezes com o compositor do mestre do suspense, Bernard Herrmann. Toda essa rede ligando o homem à obra poderá ser melhor entendida a partir da exposição. E o cinéfilo terá a impressão de entrar na intimidade do artista que já admira.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade