O coreógrafo americano Mark Taylor faz nesta semana dois workshops na Casa Hoffmann. De 3 a 5 de maio, das 17h às 19h, o tema é Movimento- Body-Mind Centering & Aulas de corporalização: Sistema Fluídos e Sistema Endócrino. Dias 6 e 7, é a vez do workshop intensivo de Body-Mind Centering: Os benefícios e a alegria da respiração, das 9h às 15h.
Mark Taylor é conhecido internacionalmente como coreógrafo e professor de dança contemporânea e é terapeuta e professor pela School for Body-Mind Centering®, onde ministra aulas, nos EUA e na Alemanha.
Iniciou como coreógrafo em 1979. Em 1983 fundou o Grupo Mark Taylor & Friends, sediado em Nova York tendo se apresentado no Joyce Theater, Dance Theater Workshop, P.S. 122, e no Emanu-El Midtown Y, entre outros. Foi Diretor Artístico do Pittsburgh´s Dance Alloy de Fevereiro de 1991 até Julho de 2003.
Como o coreógrafo principal do Dance Alloy, o interesse de Taylor incluiu colaborações inter-culturais com músicos e bailarinos; danças criadas para os membros da Companhia Alloy junto a membros da comunidade e o desenvolvimento do movimento gerado de técnicas e da anatomia do corpo.
Taylor recebeu várias premiações como coreógrafo, entre elas: pelo National Endowment for the Arts, pela New York Foundation for the Arts, Pennsylvania Council on the Arts, e um Creative Achievement Award do Pittsburgh Cultural Trust. Em Tallinn, Estonia, dirigiu o programa do American Dance Festival Linkage e, em Sofia, Bulgária, coreografou pelo The Suitcase Fund, (em 1995 e 2001). Trabalhou para a comunidade da Dança em Madras, India. Ensinou pelo Lincoln Center Institute for Aesthetic Education, Pittsburgh´s Gateway para as Arts e tem trabalhado com várias populações durante as turnês e residências. É membro da Universidade de Limerick, no Programa de Mestrado em Dança, na Irlanda. Mantém uma prática como terapeuta particular em Pittsburgh, trabalhando com crianças com necessidades especiais.