Com humor, os artistas encenam casamento de aparência.

continua após a publicidade

O espetáculo George Dandin ou o marido confundido, com direção de Nei Mendes, estréia quinta-feira no Teatro Regina Vogue. Na peça Mendes presta uma homenagem ao diretor de teatro paranaense Cleon Jacques, falecido em 1997. O espetáculo marcou a primeira direção de Jacques, realizada em 1989. Em sua primeira participação como diretor, Mendes, que fez parte do elenco de Jaques, em 89, afirmou que a montagem não será uma cópia da anterior, inclusive o elenco será formado por outros atores.

Segundo o diretor, o texto (Molière) abre possibilidades para que haja um enredo bem amarrado. Nele, o autor aborda o tumultuado relacionamento entre um casal que se casa por interesse, transformando o drama em uma irônica comédia. ?Na época, alguns nobres possuíam títulos de terras mas não tinham dinheiro?, disse. A personagem é uma mulher da corte, representante de uma nobreza empobrecida. O homem é um personagem rústico e sem títulos, mas cheio de dinheiro. Deste relacionamento acertado nasce a traição. Logo de início o fato é mostrado ao público e a farsa ganha espaço por meio do drama. Enquanto o marido traído tenta comprovar a traição, a esposa manipula fatos e situações para escapar da culpa. Na trama, Molière faz uma crítica a seu tempo, colocando a família, moral, bons costumes, política e sociedade da época em sua mira.

O marido confundido marca a primeira grande produção da Isidoro Diniz Produções em 2005. Em paralelo aos trabalhos nos palcos, Isidoro Diniz vem trabalhando a favor da implantação da Lei de Fomento ao Teatro, projeto criado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec) e a classe teatral. No programa, seriam dispostas verbas direcionadas pelo governo do Estado. Para começar a ser empregada, a lei (sancionada) aguarda destinação de recursos.

continua após a publicidade

Serviço: O Marido Confundido no Teatro Regina Vogue (Shopping Estação), de 2 de junho a 2 de julho. De quinta a domingo às 21h. Ingressos a R$10 e R$5 (meia – para estudantes, idosos e classe artística). Mais informações pelos telefones (41) 2102-8292 / (41) 2102-8293.