Lucas Sarzi
Maria Rita volta a Curitiba para apresentar as músicas de seu mais novo trabalho, Coração a Batucar, amanhã, no Teatro Guaíra. O show mostra a liberdade musical conquistada com o decorrer da carreira da cantora, que, em entrevista à POP, diz ter respeito pelo samba e carinho enorme pelo público da capital.
No novo show, Maria Rita reproduz no palco o clima que guiou a produção do disco, gravado praticamente ao vivo, em uma autêntica roda de samba. No repertório, além das músicas do novo CD – como Meu samba, Sim senhor, No meio do salão e Mainha me ensinou -, a cantora interpreta músicas do disco anterior e faz uma releitura de hits da carreira.
Ela conta que o disco Coração a Batucar, lançado sete anos depois de Samba Meu, veio para evidenciar a liberdade de uma intérprete. “Com o primeiro, eu sentia que precisava explicar, principalmente para os sambistas (comprei essa briga com unhas e dentes), qual era a minha relação com o samba e, se eles me dessem uma chance, poderíamos fazer um lance maneiro. Sempre flertei com o samba”, diz.
Apesar de conquistar espaço entre o público do samba, a cantora reforça que não tem um estilo musical definido. “Gosto de Jazz, Pop e também americana Black Music, especialmente da década de 60, 70, 80. Meu lance mesmo é arte em qualquer expressão”, diz. A música produzida vai do momento e elementos como números e marketing não interessam.
A proposta do show é que as pessoas aproveitem a música e se sintam em uma roda de samba, saiam do chão. Maria Rita não vê o teatro como um fator impossível de tornar isso real. “Um teatro realmente impõe um comportamento mais contemplativo, tanto por parte da plateia, quanto dos músicos no palco. Parece que fica todo mundo mais chique (risos), mas eu tenho o meu charme, o samba tem força e sei que até o mais sisudo dos teatros se entrega até o final do espetáculo”, garante a cantora afirma que tem afinidade com o público curitibano. “Sempre fui muito bem recebida em Curitiba e sempre senti uma sintonia muito positiva. Lembro-me de shows incríveis na cidade”, revela. Os ingressos ainda estão à venda e variam de R$86,00 (meia-entrada) a R$246,00 (inteira), de acordo com o setor.