O Prêmio da Música Brasileira vai homenagear a cantora Maria Bethânia na 26ª edição que será realizada no próximo dia 10 de junho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os atores Alexandre Nero e Dira Paes comandarão a cerimônia de premiação. A artista cantará na abertura e no encerramento e terá sua trajetória lembrada por nomes como Alcione, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Antônio Nóbrega, Chico César, Johnny Hooker, Lenine, Mônica Salmaso, Zélia Duncan e o irmão Caetano Veloso.
A lista de candidatos ao prêmio divulgada ontem tem, no total,106 indicados em 16 categorias diferentes, que passam por samba, rock, erudito, eletrônica, instrumental e infantil. Eles foram selecionados por um júri especializado a partir de 977 CDs e 101 DVDs inscritos.
Entre os destaques, está a cantora Mônica Salmaso, que conseguiu quatro indicações. A artista paulistana concorre como melhor cantora, melhor álbum (Corpo de baile), melhor canção (Sedutora, de Guinga e Paulo César Pinheiro) e melhor arranjador (Lucas Reale em Corpo de baile).
A lista inclui ainda Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Gilberto Gil e Hamilton de Holanda, todos com três indicações. O grupo baiano ‘As ganhadeiras de Itapuã’ também teve três indicações: Revelação, Melhor Grupo e Melhor Álbum (As ganhadeiras de Itapuã), na categoria Regional. A banda conta com a participação de 10 crianças, 6 músicos – que tocam instrumentos de corda e percussão – e mais 17 senhoras (Cantadeiras, Ganhadeiras, Lavadeiras).
A categoria revelação teve 170 artistas pré-selecionados e os finalistas foram: As ganhadeiras de Itapuã (BA), o violonista Jean Charnaux (RJ) e o pianista Luiz Guilherme Pozzi (PR). Já a categoria pop/rock/reggae/hip hop/funk teve o maior número de pré-selecionados: 145, seguida por MPB (86) e instrumental (73).
A principal novidade de 2015 fica por conta do site do evento (premiodemusica.com.br), transformado numa plataforma de streaming, no qual pode ser ouvido o trabalho de todos os indicados.