Viabilizado pelo programa Residências Culturais, da Fundação Cultural de Curitiba, o empreendimento fornecerá estrutura e mão-de-obra gratuitas aos seus clientes.
O ator e diretor teatral Marco Zenni acaba de abrir as portas da sua Casa do Produtor, projeto viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do programa Residências Culturais no Novo Rebouças. Segundo Zenni, o objetivo de seu empreendimento é tão simples que, para defini-lo, não são necessárias mais que duas linhas. "Pretendemos apoiar, de diversas maneiras, a produção cultural da cidade, para que o bem cultural entre de vez no mercado local", explica o idealizador e coordenador-geral do projeto. Ou seja: produzir espetáculos e produtos culturais tornando-os, a um só tempo, artística e economicamente viáveis para seus realizadores que não precisarão desembolsar nem um centavo.
No caso, os modos de que dispõe a Casa do Produtor para ajudar os artistas que procurarem os seus serviços estão relacionados aos vários departamentos que a constituem: cenotécnica, produção, costura, secretaria, assessoria de imprensa e assessoria jurídica. Além de oferecer acompanhamento técnico gratuito aos seus clientes, o empreendimento de Zenni ainda porá à disposição salas especiais onde reunirem-se e ensaiarem apropriadamente. Ao todo, já são quinze os profissionais ligados ao projeto, e, com a criação dos departamentos de divulgação, webdesign e design gráfico, esse número tende a aumentar.
Empresa facilitadora
A Casa do Produtor visa auxiliar os pequenos e médios produtores locais no momento em que precisarem tirar do papel os seus planos de montar um espetáculo musical ou teatral, rodar um filme, editar um livro ou gravar um CD. "Nossa idéia é ajudar aquele pessoal que ainda está saindo da FAP (Faculdade de Artes do Paraná), os artistas ainda sem renome, mas com potencial e futuro", diz Zenni. "E, na Casa do Produtor, teremos artistas ajudando artistas, conversando com artistas. Isso agilizará muito o processo de produção. Com nossa experiência, ajudaremos no que for realmente necessário."
Assim, a meta de Zenni é apoiar aproximadamente 80 projetos culturais diferentes em 2005. "Somos uma empresa facilitadora que, fornecendo estrutura e mão-de-obra gratuitas aos artistas locais, buscará, com a credibilidade que formos ganhando, criar uma nova possibilidade de apoio cultural, alternativa às leis de incentivo fiscal."
Para que um projeto seja aceito pela Casa do Produtor, é necessário que o empreendedor cultural requerente o entregue com certa antecedência na sede da empresa, na Rua Francisco Nunes, 1.080, no Rebouças. Uma peça de teatro, por exemplo, deve ser avaliada no mínimo trinta dias antes de sua estréia. Esse prazo permite à Casa do Produtor confeccionar cenários e figurinos adequados, levantar os objetos de cena necessários, tratar da divulgação do produto na mídia etc.
Produtora, escola e fórum
Para os próximos meses, vários projetos já estão sendo avaliados pela equipe da Casa do Produtor. Zenni pretende produzir 12 peças especialmente para o Fringe, a ser realizado em março; 16 para o festival de teatro amador Curitiba Encena, marcado para julho; e ainda promover, em maio, uma inédita gincana cultural. Também está previsto para breve o lançamento de um selo de valorização da arte na cidade, a ser concedido para empresas e grupos que apóiem ou viabilizem empreendimentos culturais na capital paranaense. Além disso, em 2005 a Casa do Produtor oferecerá, para toda a comunidade interessada, um curso gratuito de teatro e dez workshops relacionados às áreas artísticas em que atua.
Nos fins de semana, a sede da Casa do Produtor receberá diversos representantes da classe artística local, que integrarão uma série de encontros batizada de Reuniões Informais. Nelas, serão discutidas novas idéias para o fomento da produção cultural no Paraná.
Mais informações pelos telefones (41) 3018-8805 e 3018-8807. A Casa do Produtor também conta com o apoio de várias empresas paranaenses: 96 Rádio Rock, Outdoor Mídia, Cadeiras e Cia, Velas Guanabara e Panificadora América, entre elas. Já receberam apoio da Casa do Produtor as peças Navalha na Carne, com o Núcleo Caixa Preta, da Cooperativa Paulista de Teatro; Outra Vez os Olhos, com a Companhia Provisória; e A Serpente, com um grupo de formandos da FAP.
Sobre Marco Zenni
Ator, produtor e diretor teatral curitibano, coordena no Espaço Cultural Odelair Rodrigues do qual é proprietário o Curso Livre de Teatro. Zenni também é diretor da Assecipar (Associação dos Espaços Cênicos Independentes do Paraná) e coordenador-geral do Curitiba Encena Festival de Teatro Amador. Atuou em cerca de 25 espetáculos, entre eles O Que o Mordomo Viu e Pequenos Assassinatos, ambos dirigidos por Marcelo Marchioro; Lá, com direção de Maurício Vogue; A Mandrágora, dirigido por Eugênio Guilow; A Ponte e a Água de Piscina, por Eberson Galiotto; e A Árvore dos Mamulengos, do diretor Ailton Silva Caru. Marco Zenni também acumula experiência como produtor de eventos para grandes empresas.
Serviço
Casa do Produtor
Rua Francisco Nunes, 1.080, Rebouças, (41) 3018-8805 e 3018-8807.