Marco Antônio Pâmio em reflexões sobre a história do Brasil

O espetáculo “Mediano” estará na Caixa Cultural, de 12 a 14 de novembro, em Curitiba. Com direção de Naum Alves de Souza e texto inédito de Otávio Martins, Marco Antônio Pâmio sobe ao palco em monólogo que reflete sobre a história contemporânea brasileira.

Pâmio interpreta o protagonista Zé Carlos e outros 15 personagens, com poucos elementos cênicos e um único figurino. Zé Carlos vivencia os anos de transformações políticas radicais no Brasil, de 1977 a 2007, se adaptando às situações com extrema desenvoltura e pouquíssima ética, graças ao famoso jeitinho brasileiro.

Para conceber a montagem, o diretor Naum Alves de Souza privilegiou a clareza narrativa do monólogo e a evolução do personagem ao longo do período. “Meu foco está no trabalho do intérprete, nos tantos outros personagens que aparecem em cena, além do protagonista”, explica o diretor.

Zé Carlos acompanha a manifestação das Diretas Já, a morte de Tancredo Neves, a criação do Plano Cruzado, a eleição e o impeachment de Fernando Collor, a criação do Plano Real e a eleição e reeleição de Fernando Henrique Cardoso e Lula. “Tudo isso sem o menor traço de didatismo ou julgamento moral, pois esses fatos são pano de fundo, cenário histórico que afeta o protagonista, principalmente no que diz respeito a suas escolhas éticas e morais”, explica o autor Otávio Martins.

A ideia do texto nasceu durante a CPI do mensalão, em 2007. “Quis mostrar um pouco dessas figuras míticas do funcionalismo público, que maquiam as coisas e são ligadas a partidos políticos”, conta Martins. “Escrevi e entreguei ao Pâmio para ele fazer uma cena, mas ele achou tão bom o argumento que resolveu guardar e pediu para transformar numa peça completa”, completa. Pâmio possui indicações ao prêmio Shell e premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA pelo espetáculo.

Pâmio ministra ainda o workshop “O Ator e seu Texto”, com o objetivo de discutir e aperfeiçoar o trabalho técnico do ator, com base no método de Cicely Berry, diretora vocal da Royal Shakespeare Company. O método propõe exercícios dramáticos, físicos e vocais que levem o ator a encontrar a energia correta na produção vocal. O workshop acontece no sábado (13), das 15h às 18h.

Serviço

Teatro: “Mediano”
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR
Data: de 12 a 14 de novembro
Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna