“Na Forma da Lei”, a minissérie das terças na TV Globo, sobre o universo da Justiça, fica no ar até agosto, mas Márcio Garcia, seu antagonista, o psicopata Maurício Viegas, já está bem longe do Rio. No fim de junho, finalizadas as gravações no Projac, ele voou para a Califórnia, onde dá forma a um sonho: dirigir um longa – o mesmo já realizado por atores como Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Marco Ricca.
Márcio não é experiente, mas também não é exatamente um novato nos sets. Além de ter atuado em quatro produções, dirigiu um curta. Estrelado por Milhem Cortaz e premiado em festivais internacionais, “Predileção”, a história por trás de um assalto a banco, o curta estreou na edição do ano passado do Festival de Cinema do Rio. Agora ele assinará uma produção norte-americana, “Bed & Breakfast”. No elenco, binacional, atores como Jason Alexander, o George Constanza de “Seinfeld”, e Dean Cain, o Super-homem da TV.
“Eu acho que sempre soube que esta hora chegaria. Sou fascinado por cinema. Adoro ler sobre câmeras, lentes e iluminação desde que comecei a trabalhar na televisão. Mas dirigir não é algo simples”, contou Márcio ao Estado por e-mail, poucos dias antes da viagem.
Há tempos o ator cultiva o hábito de espiar as câmeras do Projac nos intervalos das gravações. “Esta, na minha opinião, é a grande vantagem para o ator que se envereda na direção: ter referências. Diretores que nunca atuaram e nunca foram dirigidos muitas vezes não sabem o peso que suas palavras e seu comportamento podem ter.”
Márcio foi convidado à direção por um produtor norte-americano, seu amigo. Para o elenco brasileiro, reuniu Juliana Paes, Rodrigo Lombardi (seus companheiros da novela “Caminho das Índias”), Marcos Pasquim e Débora Lamm, entre outros – ele também participa.
“Bed & Breakfast” é uma comédia romântica. Juliana é a mocinha, uma vendedora de loja que descobre que herdou uma propriedade na região vinícola da Califórnia, a qual ela decide reformar para que se transforme numa hospedaria do tipo que oferece “cama e café da manhã”. As filmagens no Rio foram em abril. Agora, Márcio corre contra o tempo por conta da barriguinha de grávida de Juliana Paes (ela está com quatro meses), que não poderá aparecer em cena. A intenção é estrear em 2011, primeiro nos EUA, depois no Brasil. Além dos atores, é dos EUA a equipe técnica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.