Que tal poder olhar a cidade por meio de uma lupa gigante? Essa é a proposta da artista plástica Marcia Xavier, que amanhã trará a Curitiba Olho D?água, uma instalação de três metros de altura e três metros de diâmetro feita de metal, plástico e água.

continua após a publicidade

A idéia da obra, que será montada na Praça Osório, é que as pessoas passem por baixo da lente e vejam a cidade por meio dela, o que dará às pessoas a sensação de estar tendo uma vertigem ao ampliar os elementos urbanos. A instalação, em formato de um círculo gigante, utiliza 300 litros de água para criar o efeito imaginado pela artista. ?Tivemos que utilizar água no lugar do vidro para viabilizar a montagem na rua?, afirma a artista. ?A obra é uma mistura de escultura com cinema, pois, além do efeito externo, as pessoas terão a sensação de estarem assistindo a um filme em 3D. A cidade será o grande tema?, conclui. Curitiba será a primeira cidade a receber a obra, que, segundo a artista, servirá de modelo para as próximas exibições.

A mineira, artista plástica reconhecida pela crítica internacional, ainda compara a situação com a experiência de olharmos os objetos com os olhos cheios d?água, o que justifica o nome da obra. A instalação é uma das obras da 4ª VentoSul Mostra latino-americana de artes visuais, que está acontecendo em quatro espaços da cidade: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Casa Andrade Muricy, Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA) e Memorial de Curitiba.

Marcia também está apresentando uma projeção aérea de Curitiba no Memorial de Curitiba. Desta vez, trata-se da exibição de um salto de pára-quedas, também com a proposta de deixar os curitibanos tendo vertigens. A 4.ª VentoSul, que traz como tema desta edição Narrativas contemporâneas, reúne obras de 37 artistas de sete países da América Latina e irá percorrer outras quatro capitais brasileiras a partir de março do próximo ano. 

continua após a publicidade