Depois do sucesso em outros estados, o espetáculo teatral tragicômico ‘Manual Prático da Mulher Desesperada’ volta a cidade para participar do Festival de Teatro de Curitiba, na mostra Fringe. A montagem da Cia. Cênica Simplicissimus é estrelada por Adriana Birolli, a mais jovem atriz ao conquistar o Troféu Gralha Azul na sua categoria em 2007.
Dividida em três mini-atos (quarto, salão de beleza e boate), ‘Manual’ tem texto da autora americana Dorothy Parker (1893-1967) e direção de Ruiz Bellenda. A peça traz uma mulher solteira enlouquecida numa noite de sábado, enquanto espera um telefonema do seu suposto amor.
Adriana Birolli é Alice com todo humor, dramaticidade e sensualidade. Ela vive todos os rituais de beleza para seduzir os homens. Máscara facial, depilação, cremes, e maquiagem são aplicados em cena pela protagonista em seu quarto. Após, ela faz as unhas no salão do seu manicuro gay, onde exibe um monólogo sobre seus romances. Enquanto ela espera com muita ansiedade o telefonema, no decorrer da peça, é reproduzido num telão um vídeo que revela seu passado e pensamentos.
No teatro paranaense, ‘Manual Prático da Mulher Desesperada’ é considerada uma das peças de maior sucesso de público dos últimos anos. A protagonista atua ao lado de Alex Barg que, apesar de estar há três anos na equipe, inicia agora a carreira como ator.
Segundo o diretor do espetáculo, Ruiz Bellenda, o ‘Manual Prático’ tem alguma magia que faz com que tudo dê certo. As apresentações fora do estado sempre se realizaram com sucesso em termos de bilheteria. Até hoje a montagem foi para os palcos do Brasil sem apoio/patrocínio e é sempre consagrada pela aceitação do público.
“O público vem nos sustentando desde a estreia, coisa raríssima e que eu quase nunca experimentei em quase trinta anos de teatro, que comemoro ano que vem. Posso dizer que nossa peça é um grande sucesso comercial e isto me deixa muito feliz, pois viabiliza o teatro como meio de sobrevivência e não só de pesquisa”, revela Bellenda.
“Considero crucial para o sucesso da montagem o texto maravilhoso da Dorothy Parker e a atuação premiada de Adriana Birolli como protagonista. Ela é a atriz dos sonhos de qualquer diretor, pela dedicação e paixão pelo teatro. Além do mais, é uma produtora incrível, pois acaba de conseguir sozinha, através da Lei Rouanet (o que é muito difícil), um patrocínio com a Bematech para nossas apresentações no Rio de Janeiro. Finalmente vamos parar de investir a bilheteria do espetáculo na produção e ter ajuda de uma grande empresa. Tudo graças a ela”, finaliza.
Serviço:
Manual Prático da Mulher Desesperada
Data: 18 a 29 de março de 2009.
Local: Era Só O Que Faltava (Av República Argentina, 1334)
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia- entrada).
Pontos de Venda: bilheteria central do Festival instalada no Shopping Mueller e no local.