Manu Chao no Fórum Cultural Mundial

São mais de 20 ministros da Cultura do mundo todo, ex-presidentes, autoridades das Nações Unidas, além de dezenas de shows, peças, filmes, mostras multimídia, exposições, uma feira de cultura, 48 debates, 6 conferências. A partir do dia 26, São Paulo vai respirar as diferenças da cultura. A cidade é sede do Fórum Cultural Mundial, uma convenção que pretende fortalecer a posição das culturas periféricas diante das culturas hegemônicas do mundo.

O cantor franco-espanhol Manu Chao é a grande atração da abertura, no dia 26, num show gratuito (está marcado para o Anhembi, mas a organização quer levá-lo para o Ibirapuera), com o ministro Gilberto Gil como convidado especial. Outra grande atração musical é o trio de música eletrônica suíço The Young Gods.

Chamado uma vez pela crítica como “electro-noise terroristas”, The Young Gods traz seu mais novo trabalho ao Brasil, um conceito que surgiu, por sinal, justamente no Brasil: Amazonia Ambient Project. Trata-se de um show de uma hora de duração que é baseado em “experiências antropológicas, ecologia, xamanismo e multiculturalismo”.

Com computador, sampler e percussão, o pioneiro trio suíço apresenta seu disco Music for Artificial Clouds, com sons gravados na Amazônia e reprocessados no computador, no que definem como “um show ao vivo de improvisação eletrônica”. Ao seu lado, fazendo interferências, estará Jeremy Narby, doutor em antropologia pela Universidade de Stanford e autor de The Cosmic Serpent, DNA and the Origins of Knowledge (1998, Penguin Putnam, New York).

Diferentemente do fórum de Barcelona, que abriu em maio e está em curso, o evento paulistano tem uma ambição diferente, segundo Danilo Miranda dos Santos, diretor do Sesc e presidente do conselho diretor do Fórum Cultural.

A lista de intelectuais é pródiga. O ministro da Cultura francês, Renaud Donne Dieu Vabers, é um que já confirmou presença. O ex-ministro Jack Lang deve vir também. O ex-presidente português Mário Soares virá. O cineasta argentino Fernando Solanas dará uma conferência.

O fórum se espalhará pela cidade. Sua programação ocupará 15 unidades do Sesc, entre 26 de junho e 4 de julho. O Teatro Municipal terá apresentações gratuitas. O Espaço Directv de cinema exibirá filmes e outros espaços culturais também abrigarão mostras, como CCBB, Itaú Cultural, Museu da Casa Brasileira, Instituto Goethe.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo