Curitiba vai receber, a partir de hoje, mais uma edição do projeto Teste de Audiência. Até o final do ano, serão realizadas sessões de cinema surpresas para o público curitibano, que poderá acompanhar um filme antes da fase de finalização.
Os espectadores entram na sala de exibição sem saber o que assistirão. Depois da sessão, passam as suas opiniões sobre o filme e batem um papo com o diretor ou produtor. Se eles acharem viável, podem fazer mudanças no filme. E isto tem acontecido em 100% do material exibido no Teste de Audiência.
O projeto teve início quatro anos atrás em Brasília e esta é a segunda temporada em Curitiba. A ideia partiu do produtor e cineasta Renato Barbieri, junto com Márcio Curi.
Os dois também são os curadores do projeto. Tudo se assemelha aos testes realizados há muito tempo pelos estúdios do exterior. Entre os diretores que já participaram do teste estão: André Klotzel, Alain Fresnot, Anna Muylaert, Marco Altberg, Toni Venturi, Paulo Morelli, José Eduardo Belmonte e Lina Chamie, entre outros.
Vários filmes mostrados no projeto foram lançados comercialmente, como É proibido fumar, estrelado pela atriz Glória Pires, de 2009. “A avaliação do projeto em Curitiba é a melhor possível, com salas cheias e até gente que precisou ficar para fora, infelizmente. O projeto foi um sucesso”, comenta Barbieri.
Ele explica que o público tem um olhar mais crítico do que aqueles que já estão envolvidos no filme por muito tempo. “Quando passou a fase da montagem e está pronto para finalizar, é normal que neste momento a visão do diretor esteja chapada. O teste checa se a intenção que tem o filme realmente está sendo passada”, afirma Barbieri.
Ele conta que os principais diretores de cinema em todo o mundo fazem este tipo de trabalho e que isto não significa ceder às pressões externas. “No Brasil, se tinha uma leitura que seria uma cessão ao mercado ou um desvirtuamento da natureza do filme. Mas é o contrário porque se pode chegar ao DNA do filme. E ainda tem tempo para corrigir”, esclarece.
Barbieri relata que os diretores que participam do projeto se surpreendem com a capacidade do público de “ler” o filme. Os espectadores não possuem condições de avaliar aspectos técnicos, mas compreendem bem os personagens e a história. Desde o início do projeto, foram exibidos no Teste de Audiência 26 filmes brasileiros, de 25 cineastas. “Todos os diretores que participaram nunca tinham feito testes antes e se surpreenderam com a percepção do público”, declara Barbieri.
Serviço
Teste de Audiência, hoje, às 19h30, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h. Mais informações pelo telefone (41) 2118-5111 ou pelo site www.caixa.gov.br/caixacultural.