O , mas era seu desejo, segundo sua família, que a Pinacoteca do Estado recebesse um conjunto de suas obras para ficar no acervo do museu. “Foi essa a informação que tivemos de Katia, sua filha”, diz o diretor da instituição, Marcelo Araujo. A doação, realizada este ano, contemplou a Pinacoteca com de Ianelli e, a partir de amanhã, o museu apresenta para o público as novas aquisições.
A partir de amanhã (2), quem for à Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2, Luz, telefone 11-3324-1000. 10h/18h (fecha 2ª). R$ 6 (sáb. grátis). Até 14/8 – poderá apreciar mais obras do pintor e escultor paulistano Arcangelo Ianelli, que morreu em 2009. Trata-se de 34 pinturas, desenhos e gravuras doadas pela família do artista, atendendo a um pedido feito por ele.
A Pinacoteca já tinha em seu acervo 13 pinturas e esculturas de Ianelli, que foram adquiridas pelo governo do Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 90 e ainda peças doadas pelo próprio artista quando ele realizou, em 2002, retrospectiva no museu por ocasião de seus 80 anos.
Ao todo, agora, são 47 obras. O diretor da Pinacoteca, Marcelo Araújo, destaca, no conjunto da doação, desenhos que Ianelli produziu durante sua fase de formação (1940); telas figurativas da década de 1950 que têm como tema a paisagem urbana de São Paulo; e duas pinturas da virada dos anos 1960 para 70, quando o artista dedicou-se à abstração geométrica.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo