Uma super produção. A sexta edição do Skol Beats entrou para o calendário da cena eletrônica nacional e internacional como o de maior público de todos os tempos: 57.500 pessoas. As milhares de pessoas que estiveram no Complexo do Anhembi, em São Paulo, neste final de semana, puderam usufruir de tamanho conforto, segurança e tranqüilidade graças à infra-estrutura do festival, que neste ano, contemplou uma área de 167 mil m2, 53% a mais do que o ano passado.

continua após a publicidade

O clima de paz, alegria e confraternização imperou. A polícia militar não registrou nenhuma ocorrência grave. Não houve apreensão de drogas no interior do evento e os seguranças estavam presentes em toda a parte, o que evitou focos de brigas. Na equipe constavam 1000 policiais militares, 80 policiais civis e 2.100 seguranças particulares.

Os oito postos médicos espalhados pelo Anhembi contabilizaram um total de 300 atendimentos. Nenhum deles apontou casos graves, apenas ocorrências de rotina como maus súbitos e pequenas contusões.

Os serviços de bar e restaurantes também foram pontos fortes do evento. Devido à organização da logística de distribuição dos alimentos e bebidas, e do maior número de estabelecimentos disponíveis, o público pode contar com um serviço ágil e quase sem filas, o que possibilitou maior conforto.

continua após a publicidade

Pela primeira vez o festival contou com a ?Brigada do Carona?, uma blitz realizada entre 20h e 4h da manhã, que alertou de forma descontraída sobre os riscos de beber e dirigir. A ação atingiu 970 pessoas, das quais 600 receberam brindes após serem classificadas aptas a dirigir. Nesta lista, estavam os DJs Dero, Eddie Halliwell e o músico Carlinhos Brown. Outras 370 pessoas, que haviam ingerido bebida alcoólica, receberam orientações sobre as ações de consumo responsável que a organização preparou para o evento, e o adesivo ?Vou de Carona?.

A infra-estrutura do Skol Beats 2005, que teve 20 horas de músicas ininterruptas e 65 atrações, foi elogiada pelo público. No palco principal, Arena Skol Anhembi, quatro torres simulavam uma pista de dança, que ferveu ao som dos DJs internacionais Anthony Rother, Mylo, Faithless e Erick Morillo. Este último se apresentou com a camisa do Brasil. Enquanto Rother agitou o público, por uma hora, com 146 quilos de equipamentos e muito tecno, Faithless tocou músicas do seu mais recente álbum, No Roots e hits antigos como Insomnia e We come 1. Com a voz do produtor Rollo e o comando do teclado por Sister Bliss, o Faithless fez uma apresentação enérgica e dançante.

continua após a publicidade

O DJ escocês Mylo abriu sua apresentação com Jump, do Van Halen e apresentou músicas do elogiado álbum Destroy Rock and Roll. E Erick Morillo misturou batidas lentas e rápidas em um set bastante animado.

Já as três tendas do evento ? Skol Club, Movement e BBC Radio 1 -, montadas num novo local, o Espaço da Aeronáutica, anunciavam destaques como a dupla Sasha e John Digweed. Em uma apresentação inédita no Brasil ? os dois não tocavam juntos há dez anos ? eles embalaram a multidão com seu progressive house. Outros a causarem comoção foram os DJs Pete Tong, que teve sua apresentação no Skol Beats 2005 transmitida ao vivo para a Inglaterra pela rádio BBC de Londres e Seb Fontaine que, por sua vez, animou a platéia com seu trance. Entre os brasileiros estavam os DJs Marky, Anderson Noise e Patife, que reinaram nas tendas. Este último arrancou aplausos do público ao improvisar com bases de drum?n?bass uma versão remixada de Calhambeque, de Roberto Carlos.

Por falar em atrações nacionais, Carlinhos Brown, Elza Soares, Nego Moçambique e Rogério Flausino também agitaram o público ao comandar um trio eletrônico totalmente inédito. Localizado na dispersão do Sambódromo, o Pepsi X Eletric, como era chamado o trio, despertava a curiosidade dos fãs de música eletrônica por misturar diferentes ritmos brasileiros com batidas eletrônicas. A novidade foi tão bem aceita que Elza Soares fez o público dançar com sua MPB eletrônica e Carlinhos Brown desceu do seu trio para cantar no meio da multidão. No repertório, sucessos antigos como Trem das Onze e Samba da Bahia e hits do seu novo CD, Candyall Beat, uma parceria com o DJ argentino Dero.

Na área vip, os casais Henri Castelli e Isabeli Fontana e Álvaro Garnero e Carolina Bittencourt marcaram presença e foram conferir algumas das 65 atrações do Skol Beats 2005, prestigiado pelos fãs de música eletrônica do mundo inteiro.

Skol Beats em números

Público: 57.500 pessoas
Área total do evento: 167.000 m2
Praças de Alimentação: 03, com 18 bares
Banheiros: 400 banheiros químicos e 450 banheiros fixos
Watts de som: 1 milhão e 200 mil watts
Watts de luz: 1 milhão e 200 mil watts
Watts de energia fixa: 2 milhões de watts de energia fixa e 8000 KVA em geradores
Equipamentos de luz: 56 toneladas e 200 moving lights
Quantidade em toneladas em equipamentos de som: Duas toneladas de vinis.
Cada DJ trouxe em média dois cases que pesam 25 kg cada.