São Paulo – Muitas celebridades já se arriscaram nesse métier de escrever livros para crianças, achando que fosse tão mole quanto cortar gelatina com faca: John Travolta, Jerry Seinfeld, Bill Cosby, Larry King, Shaggy, Jane Seymour. Todos fizeram suas tentativas, quase todos se deram mal. E agora é a vez da agitadora comportamental Madonna.
As Rosas Inglesas, que chegou às livrarias do mundo todo ontem, é o primeiro de uma série de cinco livros que a cantora americana vai fazer para a editora Callaway e o grupo Penguin Books. No Brasil, a edição é da Rocco. As Rosas Inglesas será lançado em 30 línguas e mais de 100 países, numa tiragem de mais de 1 milhão de exemplares (e o preço de cada livro ilustrado, de 48 páginas, será de US$ 13,97).
“Madonna é uma artista com um apelo universal, e esses livros vão tocar crianças de todos os tipos no mundo todo”, aposta John Makinson, presidente do Penguin Group. “Como em tudo que faz, Madonna mais uma vez vai surpreender, deliciar e mostrar o caminho. Ela tem mergulhado toda a vida, com paixão, na literatura e nos livros infantis, para criar clássicos contemporâneos que combinam grande senso narrativo com encantadora arte”, disse Nicholas Cal-laway, editor da cantora. Cada um dos livros será ilustrado por diferentes artistas e ilustradores. “Você já ouviu falar nas Rosas Inglesas?”, pergunta a peça publicitária que anuncia o livro. “Eis o que elas não são: uma caixa de chocolates, um time de futebol, flores crescendo no jardim.”
Virada
Mãe de Lourdes Maria (Lola, de 6 anos) e Rocco (3 anos), seus filhos com o cineasta inglês Guy Ritchie, Madonna gravou 16 discos (o mais recente é American Life) e fez aparições em 18 filmes. As Rosas Inglesas não é seu primeiro livro: ela já tinha incursionado por uma área bem distinta, o erotismo, em Sex (1992). Neste primeiro livro, ela pedia carona numa rodovia vestida só com as roupas que Deus lhe deu, e simulava sexo democrático com chicote sadomasô na mão.
O The Wall Street Journal reproduziu declaração atribuída a Madonna, explicando suas motivações na nova empreitada: “Embora tenha me visto fazendo muitas coisas nesta vida, escrever livros infantis nunca foi uma delas”, diz Madonna. “Entretanto, sou mãe de duas crianças agora, e educar crianças nos torna mais responsáveis e nos faz pensar mais sobre nossas próprias ações e suas conseqüências.”