Maçonaria em foco

Aos maçons e curiosos pelo tema, a editora Landmark apresenta dois títulos em lançamento: A Chave de Hiram – Faraós, franco-maçons e Descoberta dos Manuscritos de Jesus, de Christhopher Knight e Robert Lomas, com tradução do compositor Z. Rodrix, e A Ação Secreta da Maçonaria na Política Mundial, de José Castellani.

A proposta de Knight e Lomas é decifrar o personagem Hiram Abiff. Suas pesquisas os levam a afirmar que encontraram as respostas. Hiram é dado pelos maçons como o construtor do Templo de Jerusalém, assassinado por volta de 1570 a.C. mas que, contudo, não é citado de forma clara no Velho Testamento. A chave do mistério, segundo os autores do livro, maçons ingleses, está nos Manuscritos de Jesus e seus seguidores.

Para Knight e Lomas, após seis anos de pesquisas, tudo começa em Tebas, antigo Egito. Os enigmas unem faraós com judeus e chegam até a formação dos Estados Unidos, com passagens pela Ordem dos Templários.

A maçonaria, com cinco milhões de adeptos pelo mundo, é uma sociedade que está no cerne de moderna civilização, segundo evidências apontadas pelos pesquisadores. Outro trabalho nesse caminho é o do brasileiro José Castellani.

Em seu livro, o médico e historiador demonstra através de três partes fundamentais o desenvolvimento e a interligação entre os principais fatos da humanidade e o pensamento maçônico que levaram a sua concretização, iniciando por uma breve introdução sobre as origens histórias da Maçonaria Moderna, o autor analisa a atuação da maçonaria nas ações políticas européias do século XVII e aos acontecimentos do século XX; nas políticas americanas, salientando a fundação e a formação dos estados independentes, como a liberação das colônias espanholas e a fundação dos Estados Unidos da América e na política brasileira, demonstrando os primórdios da maçonaria brasileira e analisando a atuação na formação do Estado brasileiro, atravessando os períodos colonial, imperial e republicano, da Conjuração Mineira e Revolução Pernambucana, passando pelos movimentos de independência e republicanos e os acontecimentos da República Brasileira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo