Em reunião realizada nesta segunda-feira, 7, o conselho do Museu de Arte Contemporânea da USP encaminhou o nome de Hugo Sewaga, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da universidade, para ser o próximo diretor da instituição museológica. A gestão de Tadeu Chiarelli na direção do museu está marcada para terminar no dia 29. Segawa foi o único candidato apresentado pelos conselheiros do MAC, recebendo nove votos (apenas um foi nulo). Não existe um prazo para que o reitor da USP, Marco Antonio Zago, decida sobre a indicação, mas o museu pediu brevidade de decisão para que Chiarelli possa fazer a transição do cargo.
Uma portaria aprovada em fevereiro pela USP decidiu pelo fim da apresentação de uma lista tríplice para a escolha de diretores e vice-diretores de suas unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos especializados. “O diretor, com mandato de quatro anos, vedada a recondução, será designado pelo reitor, se tiver obtido maioria absoluta de votos, em primeiro turno, votado pelo conselho deliberativo”, diz o documento.
Procurado pela reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, na sexta-feira, 4, Hugo Segawa não quis comentar sobre o MAC-USP. “É um projeto institucional e não pessoal, prefiro esperar a eleição”, afirmou. “Prefiro conversar antes com o reitor. A USP passa por exames de sua situação, há prioridades, questões”, completou Segawa.
O conselho do MAC que o indicou formado por Tadeu Chiarelli, Cristina Freire, Helouise Costa, Ana Magalhães, Katia Canton, Carmen Aranha, Vera Filinto, Eugênia Vilhena, Geórgia Kyriakakis e Eduardo Morettin. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
