Lygia Fagundes Telles abre 5ª Balada Literária em SP

Cinco anos depois de ser criada, a Balada Literária, que reúne de hoje a domingo escritores jovens e consagrados na Vila Madalena e nos arredores, terá sua primeira mesa com tradução simultânea. Será no bate-papo com o alemão Ulrich Peltzer, amanhã, às 20h30, no Goethe-Institut (R. Lisboa, 974). “De resto, só temos autores de língua portuguesa e espanhola, daí basta afiar os ouvidos no portunhol para acompanhar”, diz o escritor Marcelino Freire, organizador do evento cuja proposta é aproximar o autor do leitor, levando os debates dos auditórios para as mesas de bares.

A programação começa hoje, às 11h, com a homenageada desta quinta edição, a escritora Lygia Fagundes Telles, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915). A mesa terá participação da atriz Leandra Leal no bate-papo e na leitura de trechos. Depois de uma pausa para o almoço, segue com uma conversa entre os dramaturgos Alcides Nogueira e Lauro César Muniz no mesmo local – não há nenhum evento simultâneo, para que os mais bem-dispostos consigam acompanhar os encontros na íntegra.

Internacionais – Além do alemão Ulrich Peltzer, o time estrangeiro da Balada Literária inclui o angolano José Eduardo Agualusa (em mesa com o poeta português radicado no Brasil E. M. de Melo e Castro, às 16h30, na Livraria da Vila) e o argentino Alberto Manguel (hoje, às 19 h, no Sesc Pinheiros, na R. Paes Leme, 195) – ambos recém-chegados de Olinda, onde participaram da Fliporto. Um destaque nacional desta edição é o poeta Augusto de Campos, o “caçula” dos concretistas originais, que completa 80 anos no início do ano que vem. O poeta conversa com o público às 17 h de amanhã na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (R. Henrique Schaumann, 777) e, duas horas depois, no mesmo local, participa de show literomusical com Cid Campos e banda.

Outros eventos musicais se estenderão pelas noites – é o caso da balada alemã com DJ que ocupará o Goethe-Institut na noite de sexta e do show de encerramento, às 20 h de domingo, com a banda carioca Os Outros e poetas do grupo mineiro Barkaça, no Centro Cultural b_arco (R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426). A edição deste ano terá ainda uma homenagem teatral ao escritor chileno Roberto Bolaño, com a peça “Los Críticos También Lloran”, com elenco dirigido pelo espanhol Marc Caellas, seguida do show-performance Ópera-Corvo, por Manu Maltez, no Teatro da Vila (R. Jericó, 256). Confira toda a programação em baladaliteraria.zip.net. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Destaques da Programação

Hoje

11 h – Lygia Fagundes Telles na Livraria da Vila (participação especial de Leandra Leal).

16h30 – E.M. de Melo e Castro e José Eduardo Agualusa na Livraria da Vila.

19 h – Alberto Manguel no Sesc Pinheiros.

Amanhã

14h30 – Sérgio Roveri, Beth Goulart e Marcelo Rubens Paiva na Livraria da Vila.

19h30 – Ulrich Peltzer lança romance no Goethe-Institut, seguido de balada com DJ.

Sábado

17 h – Augusto de Campos na Biblioteca Alceu Amoroso Lima.

20h30 – Peça Los Críticos También Lloran, homenagem a Roberto Bolaño, no Teatro da Vila.

Domingo

11h – Antonio Cicero e José Castello na Livraria da Vila.

15h – Alice Ruiz e Vitor Ramil no Centro Cultural b_arco, seguido de exibição de trechos do filme “Existo”, de Cao Guimarães, baseado em Catatau, de Leminski.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo