O Prêmio Portugal Telecom de Literatura anunciou nesta quinta-feira, 25, os 12 finalistas – oito brasileiros e quatro portugueses – que concorrem nas categorias romance, poesia e contos e crônicas. O primeiro colocado ganha R$ 50 mil e disputa, ainda, o grande prêmio – também no valor de R$ 50 mil.

continua após a publicidade

Na categoria romance, foram selecionados Matteo Perdeu o Emprego, de Gonçalo M. Tavares (Foz Editora); A Cidade, o Inquisidor e os Ordinários (Companhia das Letras), de Carlos de Brito e Mello; Opsanie Swiata (Cosac Naify), de Veronica Stigger; e O Drible, (Companhia das Letras), de Sérgio Rodrigues.

Em contos e crônicas, estão Asa de Sereia (Arquipélago), de Luís Henrique Pellanda; Entre Moscas (Confraria da Verbo), de Everardo Norões; Nu de Botas (Companhia das Letras), de Antonio Prata; e Viva o México (Tinta da China), de Alexandra Lucas Coelho.

Já em poesia concorrem Brasa Enganosa (Patuá), de Guilherme Gontijo Flores; Observação de Verão Seguido de Fogo (Móbile), de Gastão Cruz; Ximerix (Cosac Naify), de Zuca Sardan; e Vozes (Iluminuras), de Ana Luísa Amaral.

continua após a publicidade

O júri desta fase foi formado pelos curadores Selma Caetano, Cintia Moscovitch, Lourival Holanda e Sérgio Medeiros e pelos jurados João Cezar de Castro Rocha, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa Lima, Manuel da Costa Pinto e Regina Zilberman.

A organização ainda não definiu se o anúncio dos vencedores será feito no final de novembro ou início de dezembro.

continua após a publicidade

Outros prêmios

Alguns dos escritores selecionados concorrem, também, em outros prêmios. Veronica Stiegger, Sérgio Rodrigues, Everardo Norões, Antonio Prata e Zuca Sardan são finalistas também do Jabuti. Carlos de Brito e Mello e Sérgio Rodrigues estão na lista do Prêmio São Paulo.