Luci Collin lança Inescritos na Fnac

Na próxima terça-feira, 5 de abril, a Travessa dos Editores promove, nas Livrarias Fnac, a noite de autógrafos do livro Inescritos, de Luci Collin. Trata-se do terceiro volume de contos publicado pela escritora curitibana. A obra reúne vinte trabalhos de Collin, textos em que a autora revela, pela ótica de um vasto universo de personagens femininas, vários dos matizes e das sutilezas que sintetizam a mulher contemporânea. Além de dedicar-se a essa temática – bem definida mas livre de rotulações generalizantes -, Luci é reconhecidamente uma das mais interessantes e originais artífices da literatura brasileira atual. Que o confirmem os muitos admiradores de sua linguagem inovadora.

Sobre a autora de Inescritos, já comentou o escritor mineiro Luiz Ruffato, autor de Eles Eram Muitos Cavalos: "Se o que ela disser não lhe agradar, então ela atingiu o objetivo. Porque a ela interessa denunciar-nos como somos, para talvez sermos melhores. Para mudarmos." Para ele, afinal, Luci Collin é uma das raras escritoras nacionais que se filiaram a um também raríssimo time de "autores que entendem a literatura como perspectiva de mudança". Já Valêncio Xavier – autor de O Mez da Grippe – elogia-lhe sobretudo a inventividade e a beleza literária, características facilmente detectadas a partir de um breve exame do título de cada um de seus contos: Parto do Nada, Imagens Desabrigadas, As Frases de Renda, Verdade deste Depois e O Corpo Total das Estradas, entre muitos outros.

Luci Collin lança mão de boas doses de paródia e ironia para compor seus textos, narrativas que, possuindo ou não enredos lineares ou fragmentados, surgem ao seu leitor sempre carregadas de estilo e experimentalismo apurados. De acordo com o escritor Paulo Sandrini – de O Estranho Hábito de Dormir em Pé – há ainda mais o que se destacar no trabalho de Luci: sua densidade psicológica e seu aspecto descritivo contido, gerador de imagens e analogias inusitadas, colocariam sua criadora no "mais alto grau criativo e humano da ficção brasileira contemporânea". Diz Sandrini: "Ela não tem medo dos conflitos, dos relacionamentos e dos fantasmas que assombram nossas vidas, porém sabe transformá-los em rica e estimulante literatura".

Sobre a autora

Graduada em Piano, Letras e Percussão, Luci Collin é doutora em Letras pela USP e leciona Literaturas de Língua Inglesa na UFPR. Já publicou diversos livros de poesia (Estarrecer, de 1984; Espelhar, de 1991; Esvazio, de 1991; Ondas e Azuis, de 1992; Poesia Reunida, de 1996; e Todo Implícito, de 1998) e de prosa (Lição Invisível, de 1997; e Precioso Impreciso, de 2001).

Serviço:

Lançamento de Inescritos, de Luci Collin, pela Travessa dos Editores.
Livrarias Fnac (ParkShopping Barigüi – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600).
Dia 5 de abril, terça-feira, a partir das 19 horas. Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo