Foto: Divulgação
continua após a publicidade

Os noivos podem escolher o destino que mais lhe agradam para aproveitar a lua-de-mel.

Após a realização de tantos sonhos, como a cerimônia de casamento, nada melhor do que curtir a vida a dois num local romântico, exótico ou de aventura.

A viagem de lua-de-mel é, sem dúvida, um momento muito esperado por todos os casais que planejam o seu casamento. Não apenas pela viagem, mas também por ser a primeira viagem que o casal faz oficialmente casado.

Muito embora o casamento não seja uma ocasião para a solicitação de presentes, os convidados costumam retribuir como forma de agradecimento pelo convite enviado e por terem sido lembrados a participar de um momento tão especial na vida dos noivos. O costume é a compra de algo que julgam necessário à nova vida do casal. Muitas vezes, por se tratar de um casal que já possui a casa montada, casais que já moram juntos ou que, logo após a cerimônia de casamento, irão morar no exterior, os convidados não sabem como retribuir esse convite e nem como podem substituir o tradicional faqueiro que escolheriam como presente.

continua após a publicidade

Uma das formas utilizadas para beneficiar os noivos tem sido a substituição da lista de presentes por cotas da viagem de lua-de-mel. No Paraná, ainda são poucas as agências de turismo que trabalham com essa facilidade, mas, segundo Adriana Bonilauri, da Portofino Consultoria de Viagens, a procura tem sido cada vez maior e os convidados e padrinhos têm participado ativamente desta forma de presentear os noivos. ?Na hora da escolha do destino da viagem, os casais que vão morar fora do Brasil optam por um roteiro que esteja a caminho do novo lar. Já, os demais casais, escolhem lugares que realizem o sonho do destino perfeito, que lhes proporcionem uma lua-de-mel inesquecível?, conta Adriana.

A forma de presentear é simples. Normalmente, os convites vêm com um número de telefone para que os convidados possam confirmar sua presença no evento. É nesta ocasião que os convidados geralmente perguntam sobre onde encontrar a lista de presentes. Esta tem sido a maneira mais elegante encontrada para dar essa opção a eles. A empresa de cerimonial, que cuida do RSVP (Répondez S’il Vous Plaît), está autorizada a informar que os noivos já possuem a casa mobiliada ou que estão de mudança e que, por esse motivo, não fizeram uma lista de presentes, mas que o convidado pode contribuir, se quiser, com a viagem de lua-de-mel. Então, os dados de uma conta-corrente em nome dos noivos serão repassados aos convidados para que os mesmos possam efetuar o depósito em conta. Os noivos, por sua vez, podem determinar ou dar sugestões de valores em cotas ou deixar em aberto, para que o convidado se sinta mais à vontade, dentro de suas possibilidades.

continua após a publicidade

Se o casal quiser, a empresa de assessoria contratada para a realização do casamento poderá coordenar cada passo e manter os noivos atualizados sobre as novidades diárias ou semanais. E para dar mais um empurrãozinho aos noivos, a Portofino Consultoria de Viagens não cobra taxa administrativa. Desta forma, todo o valor arrecadado com as cotas é repassado aos noivos. Caso os noivos não queiram delegar mais esta tarefa à equipe do cerimonial, Adriana Bonilauri explica que, na semana do casamento, a Portofino entrega aos noivos uma lista com os nomes dos convidados que presentearam, juntamente com um livro de lembranças, que contém todas as mensagens de felicitações aos noivos, deixadas pelos próprios convidados.

Os noivos podem tirar dúvidas no Salão Noiva Sul 2008, que acontece no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba, entre os dia 29/05 e 01/06.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 25 mil pessoas visitem o Salão Noiva Sul nos quatro dias de evento.