Mais de 140 anos se passaram entre a fundação da Louis Vuitton e sua estreia nas passarelas propriamente dita, com Marc Jacobs em 1998. Completando 20 anos desde a estreia no mundo do ready-to-wear, a marca ganha o livro-retrospectiva “Louis Vuitton Catwalk”, editado pela Thames & Hudson.
Nas 632 páginas estão criações de Jacobs (1998-2013) e de seu sucessor, o estilista Nicolas Ghesquière, acompanhadas de textos da editora Jo Ellison, do Financial Times, e da curadora de moda Louise Rytter.
Fundada em 1854 como uma marca de baús e malas de viagem, a primeira coleção de roupas de roupas da Louis Vuitton não emplacou entre a crítica. “O problema com a coleção – compreensível numa primeira tentativa – é que [Marc] Jacobs não expressou a alma da Vuitton. (…) Os suéteres e saias, as jaquetas quadradas e tops eram uma versão do minimalismo de Helmut Lang e Prada, que dominou a moda dos anos 1990”, sentenciou Suzy Menkes, crítica de moda do jornal britânico International Herald Tribune.
Anos se passaram e Marc Jacobs projetou a moda da Vuitton com desfiles e cocriações que entraram para a história, como as parcerias com os artistas Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Richard Prince, entre outros.
Nicolas Ghesquière, atual diretor criativo do feminino da marca, vem impulsionando a marca num caminho de design mais vanguardista e conceitual.