Longa Vinicius chega nas lojas numa caixa especial

O filme que foi sucesso de crítica nacional e de público nos cinemas, chega em DVD no mercado de varejo em abril. Numa caixa muito bem elaborada, Vinicius estará disponível nas prateleiras das principais livrarias,  hipermecados, lojas de CDs e DVDs, magazines e sites de vendas com dois discos: um de filme e outro com extras exclusivos.

Com depoimentos comoventes e curiosos de amigos e grandes personalidades brasileiras como Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tônia Carrero, Toquinho, Carlos Lyra, Antônio Candido, Edu Lobo, Francis Hime e Miúcha, o longa traz interpretações de Camila Morgado – que se destacou por seu trabalho na minissérie ?A Casa das Sete Mulheres? ? e de Ricardo Blat, ator com sólida formação teatral e que realizou diversos trabalhos no cinema e na TV, como por exemplo na minissérie global ?Hoje É Dia de Maria?.

O show, o ponto de partido do longa, conta com grandes músicos da MPB – Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Zeca Pagodinho, Yamandú Costa, Renato Braz, Mônica Salmaso, Mariana de Maraes, Sergio Cassiano, MS Bom, Nego Jeif, Lerov e Mart´Nália ? interpretando grandes sucessos musicais de Vinicius.

Nascido em 1913 no Rio de Janeiro de família de classe média, Vinicius de Moraes foi testemunha e personagem de importantes transformações na cidade e desenvolveu um dos percursos mais originais e fecundos da cena cultural brasileira do século XX. Um dos exemplos foi em 1956, em que ousou reunir a cultura erudita e popular em Orfeu da Conceição, obra que garantiu Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1956, bem como o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sua ?Garota de Ipanema?, em parceria com Tom Jobim é uma das músicas mais tocadas em todo o mundo, em todos os tempos.

O longa não restrige apenas à vida artística de Vinicius, sua vida pessoal, marcada por muitas paixões, nove casamentos e amizades duradouras, também é retratada por raridades em arquivos, depoimentos de amigos e familiares.

Vinicius (2005)

A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A Vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos.

Curiosidades:
·        Foi o filme de abertura do Festival de Cinema do Rio de Janeiro de 2005.

Direção:
·        Nascido no Rio de Janeiro, Miguel Faria Jr. ganhou o Kikito de Ouro do Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção por Stelinha (1990). Ele tem em sua carreira os longas: Pedro Diabo Ama Rosa Meia Noite (1969), Pecado Mortal (1970), Matei por Amor (1971), Um Homem Célebre (1975), República dos Assassinos (1979), Para Viver um Grande Amor (1984) e O Xangô de Baker Street (2001).

Produção
·        Miguel Faria Jr (veja filmografia acima)
·        Produtora, diretora e atriz, Susana de Moraes é filha de Vinicius de Moraes. Ela exerce várias atividades na área cinematográfica e cultural. Dirigiu seu primeiro curta, Carlos Leão, em 1974, seguido de Museu Paulista, 1975. Foi assistente de direção de Joaquim Pedro de Andrade em O Homem do Pau Brasil e de Miguel Faria Jr. em Para Viver um Grande Amor e Stelinha. Em 1996, dirigiu o longa Mil e Uma (1994), que recebeu indicação ao Kikito de Ouro do Festival de Gramado na categoria Melhor Filme Latino Americano.

Direção de Fotografia:
·        Em mais de 30 anos de atividade, Lauro Escorel é reconhecido como um dos mais talentosos e criativos fotógrafos do país. Entre os filmes que trabalhou estão: América do Sexo (1969), São Bernardo (1971), Morte e Vida Severina (1977), Bye Bye Brasil (1979), Eles Não Usam Black-Tie (1981), Eu Sei que Vou te Amar  (1976), Domésticas (2001), Acquária (2003), Jogo Subterrâneo (2005) etc.

Roteiro: Rubem Braga, Miguel Faria Jr.
Elenco:
·        Ricardo Blat é um ator de sólida formação teatral, foi várias vezes premiado e trabalhou com os melhores diretores do país, entre eles Antunes Filho, Celso Nunes, etc. No cinema atuou em Trote de Sádicos (1974), Anjos Arrebaldes (1987), Xuxa Requebra (1999), Madame Satã (2002), Carandiru (2003) etc. Já na TV ele  fez ?A Viagem? (1975), ?Sem Lenço, Sem Documento? (1977), ?Pacto de Sangue? (1989), ?Hoje É Dia de Maria? (2005), ?Mad Maria?  (2005), entre outros.
·        ?A Casa das Sete Mulheres? (2003), ?Um Só Coração? (2004), Olga (2005), ?América? (2005), ?JK? (2006) são trabalhos que Camila Morgado realizou.
·        Antonio Candido, Caetano Veloso, Carlos Lyra, Chico Buarque, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Francis Hime, Gilberto Gil, Miúcha, Maria Bethânia, Tônia Carrero, Toquinho, Renato Braz, Yamandú Costa, Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mônica Salmaso, Mariana de Moraes, Sérgio Cassiano, Zeca Pagodinho, MS Bom, Nego Jeil, Lerov, Mart´Nália.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo