A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Pró-Cultura de São Paulo e a empresa Dixie Toga, realiza a partir desta quinta-feira (13), no Saguão da Prefeitura, a Exposição do Museu de Arte Jovem de Londrina.

continua após a publicidade

A exposição conta com 99 telas pintadas por alunos de 5ª a 8ª série de oito escolas municipais rurais de Londrina. A abertura do evento será às 14h, e as pessoas poderão prestigiar os trabalhos até o dia 28 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 
Uma das coordenadoras do programa Museu de Arte Jovem na Secretaria Municipal de Educação, Elisabeth Romanha Zamparo, informou que 99 crianças participaram de aulas durante o ano de 2008. “Cada criança escolheu uma tela que produziu nas aulas do programa para expor”, comentou. Na abertura, cerca de 100 crianças do grupo “Canto em cada canto”, de Londrina, farão uma apresentação musical.
 
Elisabeth Zamparo explicou que, dentro do projeto do Museu Jovem, as crianças têm aulas de história de arte, fazem visitas à exposições e pintam telas. “Nós trabalhamos com crianças que, na maioria, estão em situação de risco social ou com algum problema na escola. Podem participar, também, jovens que mostrem um pouco de aptidão artística ou interesse pelo assunto”, descreveu a coordenadora.
 
Eva Maria de Andrade Okawati, outra coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Educação, afirmou que o tema escolhido para a exposição deste ano é “Coisas boas da minha terra”. Segundo ela, um grupo formado por professores da UEL, artistas plásticos, um assessor pedagógico e representante da Dixie Toga, escolheu os dez melhores trabalhos que serão levados para São Paulo e concorrerão com telas de diversas cidades.
 
Eva Okawati acredita que esse projeto é muito importante para as crianças. “Os alunos têm a oportunidade de desenvolver a criatividade. Isso acaba refletindo, de forma positiva, no comportamento da criança dentro da sala de aula e no seu relacionamento com outras pessoas”, acrescentou. Ela destacou que o programa existe há três anos na cidade.
 
Em Londrina, o trabalho das escolas que participam do Museu de Arte Jovem, é organizado pela professora Alice Zundt. “As crianças têm aulas semanais com duração de quatro horas cada, durante todo o ano. Essas aulas são feitas no período inverso ao que o jovem estuda”, explicou Eva Okawati.
 
Todo o material de apoio utilizado pelos professores para essas aulas são fornecidos pela Fundação Pró-Cultura. Os materiais como telas, tintas, pincéis e cavaletes são fornecidos pela empresa Dixie Toga.

continua após a publicidade