O Festival de Música de Londrina (FML), na sua 26.ª edição, vai até o dia 29, com diversas atrações para o público. Além das tradicionais apresentações, o evento mantém duas estruturas: pedagógica e artística, que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical.
A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos no Brasil e no exterior, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes na nossa contemporaneidade. A sistematização dos diversos módulos da estrutura pedagógica visa possibilitar a variedade e abrangência de experiências musicais, além de facilitar a organização e escolha dos cursos, procurando garantir resultados integrados.
Com este formato, o festival oferece mais de 70 cursos distribuídos nos seguintes módulos: práticas de conjunto, cursos de regência, cursos para instrumentos e voz, cursos de música histórica, cursos de estruturação musical, cursos de música popular, cursos para professores, oficinas especiais, cursos para crianças, encontros e máster classes.
Nesta edição, o festival também promove eventos importantes, como o Concurso Nacional Jovens Cameristas, e o Encontro Nacional de Bateria e Percussão. Projetos como grupo de percussão com instrumentos fabricados a partir de lixo reciclável e musicalização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais unem a música a projetos significativos de cunho social e de preservação do meio ambiente. A musicografia braile completa esses projetos levando música à alunos com deficiência visual e baixa visão. Os encontros de hip-hop, gaita de boca, rock, lundú, carimbó e de música etnica também ofecerem aos interessados, novas oportunidades.
Espaços
A programação artística do festival está sendo realizada nos mais diferentes espaços da cidade: teatros, shopping, praças, igrejas, escolas, universidades, creches, asilos, penitenciárias, hospitais e empresas.
Durante o evento estão sendo constituídos grupos de diversas formações, como a banda sinfônica, big band, orquestra sinfônica, coro adulto, juvenil, infantil e cênico, grupos de música de câmara, grupos de choro, grupos de jazz, grupos de MPB e montagens de espetáculos.
Mais informações pelo site: www.fml.com.br.