Londrina abre inscrições para a primeira edição do Festival de Dança

A exemplo das áreas de teatro e de música, o setor de dança de Londrina (Paraná), merecia um evento que propiciasse uma troca de experiências entre companhias, bailarinos e coreógrafos de todos os cantos do Brasil. Foi pensando nisso que a APD, Associação dos Profissionais da Dança de Londrina e Região Norte do Paraná, vai realizar o primeiro Festival de Dança de Londrina 2003, projeto inserido no Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

O Festival, que acontece de 29 de julho a 3 de agosto, abre sua primeira fase de inscrições gratuitamente nesta segunda-feira, dia 28 de abril, e prossegue até o dia 24 de maio. A idade mínima para participação em qualquer um dos formatos é de 12 anos.

O evento pretende reunir cerca de 800 bailarinos do País e do Mercosul em apresentações competitivas em 10 diferentes formatos coreográficos que vão do Ballet Clássico (pas-de-deux e variações femininas), Dança Contemporânea (conjuntos) e Estilo Livre (solos, duos, trios e conjuntos), até outras linguagens como o Street Dance (conjuntos), Danças Étnicas (incluindo danças de caráter folclórico, flamenco e dança do ventre em conjuntos) e Dança de Salão (conjuntos). “Escolhemos uma data privilegiada logo após os Festivais de Teatro e de Música que já movimentam a cidade. Os locais reservados para os espetáculos também oferecem infra-estrutura adequada para a realização do evento com condições técnicas de luz, som e de palco comparáveis aos dos melhores teatros do País. O Teatro Ouro Verde tem capacidade para receber 850 pessoas e o Circo Funcart comporta um público de 200 espectadores”, explica o coordenador do Festival, o coreógrafo Leonardo Ramos.

Na segunda fase de inscrições, os grupos selecionados por uma comissão formada pela APD pagarão uma taxa de R$ 30 reais e será obrigatória a apresentação de pelo menos um trabalho na mostra paralela em palcos alternativos como escolas públicas, centros comunitários, shoppings e cidades vizinhas.

Além da mostra competitiva, com distribuição de 11 prêmios em dinheiro, estão previstos ainda oficinas e um fórum de debates coordenado por um dos principais nomes da dança nacional, o pesquisador e crítico do Jornal do Brasil, Roberto Pereira. Durante o evento, o jornalista também estará lançando seu novo livro “Giselle”. “Queremos oferecer um incentivo à pesquisa e à reflexão sobre a dança no Brasil. Por isso, o evento não tem fins lucrativos e contribuirá somente para o aprimoramento da dança nacional”, completa Ramos.

Os interessados devem encaminhar uma fita de vídeo com o trabalho a ser apresentado para a Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná ? Festival de Dança de Londrina 2003, rua Souza Naves, 2380, Jardim Petrópolis, Londrina-Paraná, CEP 86 015 ? 430.

Serviço

: A divulgação dos classificados acontece em junho. Mais informações pelo fone (43) 3342-2362 ou pelo e-mail:
festivaldelondrina@conexaodanca.art.br . O regulamento está disponibilizado no site www.conexaodanca.art.br .

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo