Aos 52 anos, Loizel Guimarães da Silva, morador de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, trabalha no Solar do Barão desde 1996, local que lhe inspirou a arte da impressão. O segurança já coleciona premiações e boas críticas sobre seu trabalho, além de gravuras de um metro de altura por setenta centímetros de largura expostas em salões de arte.
Para Loizel, a inspiração e a criatividade surgiram através da observação. "Sempre trabalhei como segurança dos museus e centros culturais de Curitiba. Observava atentamente as peças e foi despertando em mim o interesse de fazer também", afirma Loizel. Ele teve contato com oficinas e cursos e passou a perceber a forma como os artistas trabalhavam.
Loizel despertou o gosto pela xilogravura (processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e que possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado) e arriscou a primeira gravura na pedra no início da década de 90, época em que trabalhava no Museu Guido Viaro. "Foi a Denise Roman que me incentivou", referindo-se à gravadora e artista plástica. "Ela sempre me motivava a tentar, mas eu tinha vergonha", diz Loizel.
Enquanto trabalhava como segurança, Loizel também procurava aperfeiçoar as técnicas necessárias para dar vazão à sua criatividade, freqüentando cursos de noções básicas de litogravura (gravura em pedra onde a água e óleo não se misturam) com Denise Roman, e linóleo, xilogravura e impressão com os artistas plásticos e orientadores Nelson Edi Hohmann e Ana Gonzalez.
Em 2003, vendeu a primeira gravura por R$ 50,00 para uma professora de artes. "Foi emocionante ver que alguém queria uma gravura minha e ainda pagar por ela."
Loizel Guimarães reconhece que ainda tem muito que aprender e afirma que já se sente um artista realizado desde o primeiro momento em que deixou a vergonha de lado e teve coragem de fazer sua primeira gravura. Loizel finaliza dizendo que a maior realização está em trabalhar como "segurança da própria arte!".
Serviço
Abertura da Exposição Individual ? Loizel Guimarães / Linoleogravuras
Dia 15 de outubro
Horário: 11 horas
Galeria de Arte do Mercado Municipal de Curitiba
Av. Sete de Setembro, 1.865
Exposição permanece até 09 de novembro
Entrada gratuita