continua após a publicidade

Estudar as diferentes facetas relacionadas à maior premiação mundial do cinema. Esse é o tema do livro Entre a Estatueta do Oscar e o Oscar da Estatueta, obra que será lançada pelo fotógrafo e mestre em comunicação e linguagem, Tom Lisboa, hoje às19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi.

Considerado o primeiro livro que deixa de lado a questão do mérito da premiação, a obra foi justificada, segundo o autor, por diferentes motivos. "Se o Oscar representasse a excelência do cinema mundial, teria que cumprir a impossível tarefa de ‘fazer justiça’ a todas as cinematografias. Por outro lado, se fosse um prêmio pouco importante, não teria os altos índices de audiência que registra a cada ano e não contaria com o apoio da mídia, da indústria do cinema e de outros países do mundo", diz.

Perfil

continua após a publicidade

Tom Lisboa é fotógrafo, especialista em marketing, mestre em comunicação e linguagem e se dedica ao estudo do Oscar há 17 anos. Em 2004, fez duas exposições em Curitiba, que procuraram estabelecer as similaridades que existem entre a fotografia e mídia em geral, que são a edição, a recontextualização de imagens e a necessidade de um ponto de vista que as dê forma. Foram elas: Ficções Urbanas: O Documentário, exibida em 20 outdoors no centro de Curitiba (www.sintomnizado.com.br/ficcoesurbanas) e A Fórmula Repaginada que foi apresentada na Casa Andrade Muricy.

continua após a publicidade