Livro resgata história alemã no Brasil

O livro Presença Alemã no Brasil (Editora da Universidade de Brasília), de Marion Brepohl de Magalhães, é uma viagem pelas lembranças da imigração germânica e uma oportunidade para um entrelaçamento cultural. Há 180 anos os alemães chegaram ao Brasil em busca de novas oportunidades de trabalho e com a esperança de encontrar um mundo melhor, sem guerras e com terras suficientes para desenvolverem uma agricultura eficiente. Muitos se misturaram com outros povos que aqui viviam. Outros optaram pelos estados do sul e mantiveram sua cultura e modo de vida. Nesta obra, a autora mostra por meio de poemas, canções, objetos corriqueiros, fotografias, quadros e charges, uma sociedade alternativa à escravista e latifundiária. Os alemães atravessaram o Atlântico e trouxeram na bagagem sua música, o hábito de leitura, as crenças religiosas, a dieta alimentar, os projetos intelectuais, as convicções políticas, a filosofia, enfim muita coisa que ajudou a formar a cultura brasileira.

Presença Alemã no Brasil é um livro que interessa a pesquisadores, historiadores, museólogos e todas as pessoas que desejam penetrar na história deste país. O livro é rico em ilustrações e fotos que ajudam a entender o cotidiano dos alemães-brasileiros nos últimos dois séculos.

O texto da professora Marion é convidativo, mas a poesia popular é cativante, conforme a que segue:

“sobreviver foi, naquela ocasião,
a lei mais forte, a lei do cão,
destino feroz do bisavô alemão.
O que tinha a boca fazia a mão.
Colono posto no fundo do matão”.

Marion Brepohl de Magalhães é professora da Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do CNPq. Ela é doutora pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutora pela Universidade de Paris I, Sorbone e também pela Universidade de Berlim.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo