Livro resgata casas de madeira

Ao andar pelas ruas de Londrina já não nos surpreendemos com as presenças das casas de madeira, as quais, em sua maioria simples, são lindas pela forma singular como foram construídas. De um modo geral, estão localizadas em bairros mais antigos e carregam em si a história da cidade. Em cada tábua, caibro e ripa, distingue-se o trabalho artesanal daqueles que aqui chegaram em busca do Eldorado ou da Terra da Promissão.

Por este motivo, é muito bem vindo o livro Arquitetura em Madeira, de autoria do arquiteto e professor Antônio Carlos Zani, lançamento da Editora da Universidade Estadual de Londrina, o qual, além de ser um estudo técnico-arquitetônico, representa um resgate da história das construções em madeira realizadas pelos migrantes e imigrantes em Londrina e região.

O trabalho do professor Zani apresenta um breve histórico referente à arquitetura em madeira em diversas regiões do Estado do Paraná, destacando que “ao mesmo tempo em que o território paranaense vai sendo ocupado, a arquitetura vai sendo difundida, de acordo com a cultura arquitetônica do pioneiro e a madeira disponível na floresta”.

Destaca ainda que esta arquitetura durou cerca de 40 anos, sustentou boa parte da demanda construtiva da região e “foi representativa do período cafeeiro e fruto dos sonhos de milhões de trabalhadores que se deslocaram para o norte do Paraná e marcou com sua simplicidade e beleza os cenários urbano e rurais”.

A publicação ilustra com detalhes o trabalho realizado pelos migrantes que vinham dos estados de São Paulo e Minas Gerais e também dos carpinteiros imigrantes que eram, em sua maioria, japoneses e alemães, os quais implantaram uma cultura arquitetônica específica, deixando marcas inconfundíveis em seus projetos.

Trata-se de um belíssimo livro, rico em imagens, as quais retratam o simbolismo poético dessas construções. Além disso, alerta para a importância em se preservar esse patrimônio ameaçado pela expansão desordenada do mercado imobiliário. Também é importante ressaltar que Arquitetura em Madeira teve seu projeto gráfico integralmente concebido pela Eduel. Maiores informações sobre o livro poderão ser obtidas através do site www.uel.br/editora.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo