A gastronomia é uma das mais fascinantes maneiras de se conhecer a alma de um povo. É apostando nisso que o livro Caminhos do Sabor – A Rota dos Tropeiros que chega ao mercado pela Editora Gutenberg, traz ao leitor as riquezas gastronômicas, culturais e naturais da região que engloba quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O texto e as fotografias são de um roteirista de cinema, apaixonado por fotografia, escrita e gastronomia: Rusty Marcellini. O conhecimento sobre a sétima arte e o fascínio pela imagem conferem ao livro um apelo visual, de encher os olhos. O autor deixa claro que sua obra não se trata de um livro de receitas. Não só. Afinal, Caminhos do Sabor – A Rota dos Tropeiros imprime também em suas páginas casos, histórias e costumes de um povo marcado pela simplicidade. Marcellini assegura: ?a intenção da série Caminhos do sabor é ser o oposto de um livro de receitas. Se este tem como objetivo reproduzir algo delicioso dentro da própria casa, a série prefere convidar seus leitores para conhecer nossa riqueza gastronômica in loco?.

continua após a publicidade

O livro faz parte da série Caminhos do Sabor, que começou com a publicação, em 2004, de Caminhos do Sabor – Estrada Real, também da Gutenberg e de mesma autoria. Na tentativa de interiorizar o turismo no Brasil, o Ministério do Turismo apostou nesse projeto. E não foi só ele: o presidente da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Paulo Solmucci, foi o grande incentivador da série Caminhos do Sabor, quando convidou Marcellini para registrar as suas descobertas e riquezas culturais, naturais e gastronômicas da Estrada Real. A receita deu certo, e agora uma nova rota foi desbravada e teve suas singularidades resgatadas e impressas em um livro: a rota dos tropeiros. O olhar foi lançado ao sul do País.

Os tropeiros eram grupos de destemidos comerciantes que, durante quase duzentos anos, do início do século XVIII ao limiar do século XX, enfrentaram toda a sorte de dificuldades para percorrer os quatro mil quilômetros que ligam Viamão, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em são Paulo, passando por Santa Catarina e Paraná. Eles levavam mulas e outros produtos para serem vendidos em grandes feiras que abasteciam os que se dirigiam à próspera região do ouro e dos diamantes em Minas Gerais. Séculos depois, os vestígios são resgatados e impressos em Caminhos do Sabor-A Rota dos Tropeiros. Afinal, esses homens aventureiros imprimiram suas marcas peculiares na culinária e nos costumes dessa região. A gastronomia tropeira, o artesanato em couro, as festas típicas, os encantos da vida rural e o legado dos imigrantes que povoaram o Sul do País são temas tratados no livro.

Após se aventurar pela Estrada Real e pelo Sul do País, Rusty Marcellini embarca para o norte do Brasil. Mais precisamente para Manaus, de onde seguirá para o Delta do Parnaíba, no Piauí. Desse trajeto inusitado, irá resultar o terceiro livro da Série Caminhos do Sabor: Do doce ao Sal. As peculiaridades de um povo, seus costumes, paladares, histórias e estórias serão capturados e impressos no obra. Um outro Brasil será apresentado ao leitor. O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano.

continua após a publicidade

Mais informações: Autor: Rusty Marcellini (31) 3227-9713 / (31) 3293-1399. Gutenberg Editora – Tel: (31) 3423 3022 (Andréia Vitório), imprensa@autenticaeditora.com.br.

Consulte nossos sites: www.autenticaeditora.com.br e www.gutenbergeditora.com.br.

continua após a publicidade