Livro reconstitui universo de aromas e sabores do Municipal

foto_Eduardo_Sganzerla.jpgO Mercado Municipal de Curitiba tem seu lugar garantido na história da cidade. Inaugurado em 1958 como um símbolo da modernidade de uma Curitiba que transitava do rural para o urbano, consagrou-se, na linha do tempo, como centro de abastecimento, ganhando o respeito dos curitibanos. Hoje, é referência da boa comida e da boa bebida. Oferece quase 72 mil itens, entre frutas, verduras, cereais, peixes, carnes, vinhos, queijos, especiarias e uma infinidade de outros produtos. Além disso, transformou-se em ponto de encontro de gourmets, turistas e de gastronomia.

Este universo tão próprio, com muitas histórias dignificantes, lugar de múltiplos sabores e aromas, prisma de cores que nos estimulam a gula e nos enchem os olhos e, sobretudo, com todas as peculiaridades e o calor humano que um ambiente tão diversificado e rico como este permite, é o que busca retratar o livro Mercado Municipal de Curitiba, do jornalista e escritor Eduardo Sganzerla. O livro será lançado às 11 horas de sábado, dia 3 de dezembro, no Mercado Municipal.

O livro, com 148 páginas, todo ilustrado, com fotos de Diego Singh, projeto gráfico dos designers Sílvia Sganzerla e Marco Medeiros e pesquisa de Lorena Sganzerla, procura mostrar, justamente, o que é o Mercado, hoje. As mil iguarias das lojas de delicatessen e vinhos; as preciosidades dos armazéns de secos e molhados; as frutas das estações, as verduras e cogumelos exóticos ofertados, as novidades dos restaurantes e bistrôs. Leva o leitor a fazer um passeio pelas peixarias, açougues, floriculturas, lojas de comidas e artigos orientais e revela os personagens do próprio Mercado, com suas histórias cheias de vida e emoção. Além disso, conta a história do Mercado, apresentando seus momentos e personagens mais importantes.    

Qual é o segredo da vitalidade do Mercado, no mundo das ofertas de uma economia global tão diversificada? É o atendimento pessoal e direto, a mercadoria afiançada quase sempre pelos donos dos estabelecimentos, é o momento da compra prazerosa. É o vigor do sangue que corre nas veias de todos aqueles que estão num ambiente que evoca muitas inspirações e alimenta o sonho dos paladares mais exóticos e refinados.

O mercado público tem características muito semelhantes ao longo da história. Por mais que passe o tempo, no entanto, é sempre um espaço que expressa as diversidades da cultura e da vida material, em síntese, a democracia. O livro Mercado Municipal de Curitiba é um retrato dessas revelações humanas, de suas formas aromas e sabores.

Este é o primeiro livro publicado sobre o Mercado Municipal de Curitiba. É um projeto da editora Esplendor, de Curitiba, feito através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Caixa Econômica Federal e da Clinipam.  

Quem é o autor

O autor deste livro, Eduardo Sganzerla, 50 anos, é jornalista escritor. Trabalhou como repórter, redator, correspondente e editor na "Folha de São Paulo" e "Gazeta Mercantil". Já escreveu diversos livros. Entre os quais o romance ?Caminhos que Levam para o Norte? (2001) e os livros de reportagens e história ?Os Últimos Artesãos? (2004) e ?Culinária Paranaense? (2004). É freqüentador do Mercado Municipal de Curitiba desde 1971.

Serviço
Lançamento do livro Mercado Municipal de Curitiba.
Dia 3 de dezembro, sábado, às 11 horas, no Mercado Municipal de Curitiba
(praça da Convivência, na entrada do estacionamento da rua da Paz).

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