Best-seller mundial, 1421 – O ano em que a China descobriu o mundo (Editora Bertrand Brasil), de Gavin Menzies, está reescrevendo a história. Elaborado durante 15 anos de pesquisas, o livro mostra que os chineses aportaram na América 70 anos antes de Colombo, estiveram na Austrália 350 anos antes do capitão Cook e alcançaram o Estreito de Magalhães 60 anos antes do próprio Magalhães ter nascido. Para Menzies, em 1418 a China já sabia da existência do Brasil: ?O país já aparece nos mapas do almirante Zhen He daquele ano??, diz o autor.
Numa fascinante e reveladora obra historiográfica, com nuances de romance histórico, Gavin Menzies oferece uma notável descrição de suas descobertas e das incontestáveis provas em que se apóiam. Sua narrativa irresistível reúne mapas antigos, conhecimentos específicos de navegação, astronomia e relatos oriundos de exploradores chineses e dos navegadores europeus posteriores, além de trazer à luz as pedras gravadas e os artefatos deixados para trás pela esquadra do imperador, as evidências dos juncos submersos ao longo de sua rota e as oferendas votivas ornamentadas que foram deixadas pelos marinheiros chineses em todos os lugares onde desembarcaram, em agradecimento a Shao Lin, a deusa do mar.
1421 – O ano em que a China Descobriu o mundo, de Gavin Menzies, é um lançamento da Editora Bertrand Brasil que chegará às livrarias na primeira semana de novembro.