Difícil quem já não esteve à procura de um endereço, mesmo em sua cidade, e de repente se deu conta de que estava perdido. A situação é embaraçosa, mas se até o experiente alpinista Waldemar Niclevicz já admitiu tê-la enfrentado. Mas o que fazer quando isso acontece?

O livro Fundamentos de Orientação, Cartografia e Navegação Terrestre, do professor da unidade de Curitiba do Cefet-PR, Raul Friedmann, que será lançado hoje às 20h no miniauditório da instituição, recomenda que se coloque em prática o ESAON. Trata-se de um método que costuma ser apresentado nas instruções e treinamentos de orientação e sobrevivência do Exército Brasileiro.

Ao contrário do que se possa pensar, o sistema é composto de dicas práticas e simples que podem ajudar na localização. O “E” significa simplesmente Estacione, o “S” Sente-se, o “A” Alimente-se, o “O” Oriente-se e o “N” Navegue. “Pode parecer simples ou genérico demais, mas comprovadamente, o ESAON funciona bem, porque é um roteiro organizado e fácil a seguir”, avalia Friedmann, lembrando que as pessoas têm, em geral, noções de orientação, navegação e cartografia, já que as usam no dia-a-dia para andar nas cidades ou se deslocar entre elas.

No livro, publicado pela Pro Books Editora, de Curitiba, em co-edição com a Editora Cefet-PR, esses fundamentos são abordados de maneira didática e bem-humorada. As exatas 400 páginas tratam desde noções básicas de processos rudimentares, como o uso de bússolas e avaliação de distâncias pela contagem de passos, até conhecimentos atualizados sobre recursos mais avançados da tecnologia, entre eles receptores GPS.

continua após a publicidade

continua após a publicidade