Livro enfoca igrejas de madeira

d61.jpgO fotógrafo Nego Miranda e a arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, autores de Paraná de Madeira, apresentam nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, um novo livro. O lançamento de Igrejas de Madeira do Paraná e a inauguração da exposição com as imagens fotográficas que compõem a obra acontecem a partir das 19 horas, na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915). Ao todo, 41 fotos presentes no livro serão expostas no local.

O material gráfico de Igrejas de Madeira do Paraná começou a ser produzido durante a mesma expedição que deu origem a Paraná de Madeira. As duas obras foram viabilizadas pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Após a finalização do primeiro trabalho ? que lhes consumiu mais de quatro anos de pesquisa ?, os autores levaram outros dois para concluir o novo livro. Segundo Miranda, as etnias polonesa e ucraniana possuem as mais belas construções religiosas em madeira.

Entre os vários templos registrados no livro, Miranda destaca a igreja ucraniana Imaculada Conceição, construída em 1911, no município de Antônio Olinto. ?Quando avistei a igreja ainda no caminho para o local, achei que tinham me enganado?, relata o fotógrafo. ?Poderia jurar que aquela obra era de alvenaria, pela sua grandiosidade e beleza. Quando cheguei ao local, vi que a igreja era mesmo de madeira e fiquei impressionado com seu estado de conservação.?

Os registros fotográficos de Miranda são acompanhados pelos textos de Maria Cristina Wolff de Carvalho, que explicam e fundamentam as tendências arquitetônicas presentes nas igrejas e exaltam os detalhes mais relevantes de cada construção. A apresentação do livro fica por conta do jornalista e escritor Fábio Campana, seguido por um texto de Wolff de Carvalho, que realiza um embasamento teórico para os estudos.

As fotos de Igrejas de Madeira do Paraná permanecem na Casa Andrade Muricy até o dia 28 de fevereiro. A exposição abre de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (41) 3321-4798.

Nego Miranda

O fotógrafo Carlos Alberto Xavier de Miranda nasceu em 1945, em Curitiba. Começou a expor seu trabalho ainda na década de 1970, participando, desde então, de eventos no Brasil, na Argentina, em Cuba, na França e em Portugal. Já foi premiado no 2.º Salón Internacional de Fotografía, no 2.º Concurso Ilford/Micro de Fotografia P&B, no Concurso Turismo no Paraná, na Bienal de Fotografia Ecológica do Rio Grande do Sul e no Museu do Mate do Paraná. Nego Miranda também publicou sua obra em revistas como a ETC (da Travessa dos Editores) e a Revista Gráfica; também já colaborou com o livro A História do Mate, de Tereza Urban; com a coletânea de autores paranaenses Engenhos e Barbaquás; e com a publicação britânica de fotógrafos brasileiros Contemporary Brazilian Photography.

Entre as coleções e acervos que mantém trabalhos seus, estão os da Fundação Cultural de Curitiba, do Museu da Fotografia de Paris, da Coleção Joaquim Paiva, do Fundo Cubano de La Imagem Fotográfica e do Instituto Cultural Itaú. Ao lado de Maria Cristina Wolff de Carvalho, é autor do livro Paraná de Madeira, lançado em agosto de 2005.

Maria Cristina Wolff de Carvalho

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, em 1981, Cristina Wolff é, desde 1996, doutora pela FAU-USP. Professora da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), já lecionou nas faculdades de arquitetura e urbanismo Mackenzie e na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Trabalhou como chefe da Divisão de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo. Também foi arquiteta do quadro do Serviço Técnico de Conservação e Restauro do Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, entre várias outras atividades profissionais. É autora do livro A Arquitetura de Ramos de Azevedo (Edusp, 2000), baseado em sua tese de doutorado sobre o arquiteto, e do livro Paraná de Madeira, lançado em agosto de 2005, em parceria com Nego Miranda.

Serviço:

Lançamento de Igrejas de Madeira do Paraná, de Nego Miranda e Maria Cristina Wolff de Carvalho:

Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915), (41) 3321-4798.

Dia 13 de dezembro, terça-feira, às 19h. Entrada franca.

Exposição Igrejas de Madeira do Paraná, de Nego Miranda e Maria Cristina Wolff de Carvalho:

Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915), (41) 3321-4798.

De 13 de dezembro a 28 de fevereiro. De terça a sexta, das 10 às 19 horas, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h. Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo