Um panorama das artes cênicas no contexto dos 40 anos do Festival Internacional de Londrina (FILO). É isso que Nitis Jacon revela em Memória e recordação, livro que ela lança hoje, às 19h30, em Londrina.
Nitis Jacon, que viveu essa história desde sua criação e, hoje, é sua Presidente de Honra, conta os fatos pontuais e determinantes da trajetória do evento que é o mais antigo e representativo festival de teatro da América Latina, reconhecido pelo ICOMOS/UNESCO como “Patrimônio Cultural Paranaense e do Teatro Brasileiro”.
Tudo começa no emblemático ano de 1968, num encontro de inquietos e inconformados estudantes. Um ímpeto que atravessa a contracultura, a repressão da ditadura, a violência dos militantes, a resistência dos militantes, a redemocratização do País, as imposições econômicas, as vertentes teatrais, a diversificação estética, a globalização e muito mais. Desafios infindáveis que geram, a cada etapa, novos rumos e surpreendentes soluções.
Nitis Jacon, com extrema lucidez, constrói uma reveladora leitura dessa longa estrada de percalços e inquietações. Uma estrada repleta de dificuldade e desafios, dedicação e conflitos, batalhas e conquistas, deleites e ousadias. É a história de quarenta anos de muita gente, muitos trabalhos, muitas experiências carregadas de paixão.
O Festival Internacional de Londrina (FILO) completou, em 2008, quarenta anos de atividade regular, mais da metade da idade de Londrina. É o mais longevo do País, sem interrupção.
A autora
Nitis Jacon de Araújo Moreira é médica psiquiatra e professora universitária aposentada da Universidade Estadual de Londrina, onde foi vice-reitora (1994-1998), tendo assumido o processo de implantação do Curso de Artes Cênicas naquela instituição.
Sua atividade mais relevante foi a da participação na criação do Festival de Teatro de Londrina, em 1968, tendo passado a organizá-lo e a assumir sua direção artística a partir de 1971, quando a Universidade Estadual de Londrina o incorporou e oficializou como atividade de extensão cultural.
Serviço
Lançamento do livro Memória e recordação – Festival Internacional de Londrina – 40 anos, de Nitis Jacon. Hoje, às 19h30, no Blue Tree Premium, em Londrina.