Analisar o vínculo entre a arte e o poder público, com foco na dança, é a proposta do livro Dança e Política: Estudos e Práticas, que será lançado nacionalmente no mês de junho. Organizado pela bailarina e professora paranaense Marila Velloso e pelo pesquisador e mestre em história mineiro Rafael Guarato, a obra reúne artigos científicos e relatos pessoais de pesquisadores, artistas e produtores que vivem da dança. São textos que refletem a situação atual dessa arte no Brasil.
O livro é inédito. Velloso e Guarato registram uma análise nunca publicada em livro anteriormente, restringida apenas às universidades e artigos especializados. Por isso, a obra marca um momento importante na história da dança do país, levando à sociedade relatos que revelam a importância do diálogo entre a dança e a esfera estatal.
Dentro desse contexto, o panorama dos mecanismos de fomento e das instâncias de representação da dança junto aos órgãos são analisados pelos pesquisadores. A forma como a relação arte/política se modificou nos últimos 10 anos e como isso interferiu no campo artístico são registros preciosos que se encontram no livro. Relatos sobre os modos de produção e de circulação da dança constam no livro e problematizam a atual situação da dança no país.
Dança e Política: Estudos e Práticas será lançado em Curitiba, Goiânia e Anápolis e será distribuído gratuitamente em escolas de ensino médio, bibliotecas e cursos de dança. Artistas, produtores, companhias, estudantes e pesquisadores interessados em arte e até mesmo dirigentes de cargos públicos de cultura poderão ter acesso a essa análise única. Um avanço para a pesquisa científica da dança: na teoria e na prática.
A obra foi viabilizada por meio de apoio institucional do Fundo de Cultura de Goiás. O lançamento em Curitiba contará com a presença do artista e representante do Circo no Colegiado Setorial MinC/CNPC, Robson Mol.
Serviço:
Dança e política: estudos e práticas
DIA: 27 de junho
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: SESI Heitor Stockler de França
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458, Centro
Fone:(41) 3322-2111
Público livre
Entrada Franca