Foto: Divulgação
Tizuka Yamasaki inspirou-se em O recado do papagaio.

Personagem da vida real que inspirou o novo filme da cineasta Tizuka Yamasaki, Amazônia caruana, a pajé e escritora Zeneida Lima faz nova incursão pela literatura, desta vez direcionada às crianças. No dia 10 de fevereiro, a partir das 9h, Zeneida lança, no Bosque Rodrigues Alves, em Belém, seu livro infantil O recado do papagaio, pela Imperial Novo Milênio e com apoio da Petrobras e Piatam. Na ocasião, haverá uma sessão de autógrafos com a autora.

continua após a publicidade

Com ilustrações assinadas por Salmo Dansa, O recado do papagaio conta, por meio de uma linguagem simples e narrativa ligeira, a história de dona Sucuri, uma linda cobra moradora na Amazônia e guardiã de um igarapé, que vivia triste por ver os outros animais fugindo da floresta ou morrendo por causa do rastro de poluição e desmatamento deixado pelo homem. Diante do quadro desolador que se instaurou em seu lar, ela decide buscar ajuda do Papagaio e vê nele um elo de comunicação entre animais e homens.

O papagaio abraça a causa de dona Sucuri: voa em direção aos homens e tenta convencê-los a mudar de atitude, reforçando que as ações destruidoras de hoje causarão estragos irreversíveis no mundo num futuro próximo. ?O livro é um recado meu para os homens?, afirma Zeneida. ?É um recado meu por meio do Papagaio. O recado é para as crianças cuidarem mais do mundo onde vivemos, ter cuidado com os animais, com a água, com nossos rios, com a mata, senão o nosso mundo vai acabar.? Recado de quem entende da natureza como poucos e faz de sua vida uma luta constante pela preservação dela.

Exemplares de O recado do papagaio serão distribuídos gratuitamente para as crianças da rede de ensino pública e privada. Durante o lançamento do livro no Bosque Rodrigues Alves, em Belém, haverá apresentação do grupo teatral Galera Jogo Limpo e Studio em Ação, e do grupo de dança Filhos da Água (este último formado por alunos do Instituto Caruanas do Marajó, uma ONG presidida por Zeneida, que leva educação e cultura a 360 crianças carentes), além de plantio de árvores e trilha monitorada. Entre os convidados, são aguardados representantes da Unesco, Piatam e Petrobras, e da cineasta Tizuka Yamasaki.

continua após a publicidade