Escrever sobre Ronaldo não é difícil. Fenômeno da bola, vira-e-mexe se mete (ou se vê metido) em uma polêmica. Some-se a isso a trajetória de menino pobre do subúrbio, que venceu na vida graças ao talento com a bola nos pés. Por isso, em ano de Copa não poderia faltar um livro sobre o "tema" Ronaldo. E o autor da vez é o inglês James Mosley, com "Ronaldo, a Jornada de Um Gênio" (Editora Versus, 242 páginas).

continua após a publicidade

Mosley propôs-se a retratar a trajetória do atacante, mas não se preocupou com a originalidade – é difícil fugir da infância pobre, da luta para ser um jogador profissional, das glórias, das contusões, da transformação em fenômeno de marketing.

O autor – colaborador de sites e revistas européias – informa que montou sua obra por meio de entrevistas exclusivas com empresários, amigos, familiares, médicos, companheiros e também com base nos bastidores do futebol. Promete contar detalhes sobre o que aconteceu com o atacante no dia da final da Copa da França. Detalhe: como todos os outros inúmeros livros sobre Ronaldo, a obra não teve as bênçãos do atacante.

continua após a publicidade