A pianista paulista radicada em Curitiba e professora do Conservatório de Música Popular Brasileira da capital paranaense, Abigail Silva, lança hoje, às 20h, no Canal da Música, o livro Aprender, tocar e criar ao piano.
O material rompe com paradigmas ao adotar uma nova abordagem para se ensinar piano com um método bem diferente do que é ensinado usualmente. O evento faz parte da 28.ª Oficina de Música de Curitiba.
Ainda hoje, a pianista vai dar uma palestra na Capela Santa Maria, às 14h30, para quem tiver interesse em saber mais sobre o método. De acordo com a pianista, a nova abordagem tem raízes em pesquisas sobre o músico norteamericano Robert Pace, com o qual teve contato na década de 70, quando ainda era uma estudante universitária.
“Antes de elaborar meu próprio método, trabalhei por 30 anos com o modelo de ensino adotado por Pace. Acredito que a música vem em constante evolução, ao passo que o ensino da música está estagnado. Por isso acabou gerando essa nova maneira para ensinar música. Contudo, para isso, levei muito tempo me aprofundando e pesquisando bastante sobre o assunto”, revela.
Abigail garante que esse novo jeito de tocar piano faz com que o aluno sinta-se mais a vontade, contente e estimulado a praticar o instrumento. “No método tradicional, prioriza-se muito a leitura e divisão de notas rítmicas. Além disso, o aluno aprende de maneira separada. Com esse método que desenvolvi, ele aprende tudo ao mesmo tempo e na prática. Aprende ainda coisas avançadas, que ele jamais aprenderia de uma maneira convencional. Costumo dizer que ele não sai daqui apenas sabendo tocar. Com esse método, o estudante aprende o que é música em sua essência”, avalia.
Ela diz também que não tinha a pretensão de criar um livro sobre o assunto, mas quando foi estimulada gostou da ideia. “Eu ia produzindo material para os meus alunos. Há alguns anos, criei apostilas para eles utilizarem nas aulas. Um amigo meu viu um dia esse material e sugeriu que eu publicasse. Entrei em contato com um pessoal da área em São Paulo e acabou dando tudo certo”, comenta.
A pianista conta que ficou feliz com o convite para a oficina de música. “Aceitei de imediato quando perguntaram se eu queria participar. Senti-me bastante prestigiada e honrada com a lembrança em poder mostrar esse meu “tesouro’ para pessoas dos mais diversos cantos do mundo”, garante.
Serviço
Palestra com a pianista Abigail Silva. Hoje, às 14h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273). Lançamento do livro Aprender, tocar e criar ao piano. Hoje, às 20h, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695). A entrada para os dois eventos é francas.