O doutor em engenharia de produção e coordenador do curso de especialização em marketing da PUC-PR, Luiz Afonso Caprilhone Erbano, lança o livro ?Gestão e Marketing na Era do Conhecimento?. O evento acontece amanhã (19 de outubro), às 19, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, com entrada franca.
Segundo o autor, a finalidade da obra é provocar a reflexão sobre a necessidade da revisão das práticas de gestão empresarial e de se buscar uma nova abordagem para o marketing a partir das ferramentas existentes, devidamente adequado à era do conhecimento.
?O livro aborda temas relacionados a conceitos de gestão e de marketing para a emergente sociedade do conhecimento, tanto em termos acadêmicos, quanto em relação à proposta de uma discussão sobre a necessidade de um realinhamento das ferramentas utilizadas, fato que está a ser exigido neste período de profundas mudanças nas organizações e nos mercados nos quais atuam?, explica.
Enredo
Inicialmente, a obra retrata a análise de cenários e tendências para o início deste século, particularmente em relação ao desenvolvimento tecnológico e às relações sociais e seus efeitos no mercado globalizado.
Em seguida, analisa as perspectivas quanto ao futuro da gestão das organizações, percorre os modelos mais recentes como a japonesa e a participativa, bem como a revisão de renomados autores da área. A partir daí, os textos propõem alguns princípios e instrumentos de gestão para a nova realidade empresarial.
?O texto segue abordando os aspectos de marketing – desde conceitos básicos, históricos, definições e compostos mercadológicos – bem como algumas outras questões relacionadas à matriz BCG, ciclo de vida e a aspectos de comportamento do consumidor e segmentação de mercado?, conta Erbano.
E para finalizar, o livro aponta questões ligadas as estratégias de mercado das universidades sem fins lucrativos e enfatiza a necessidade de um visão orientada para serviços.
Perfil
Luiz Afonso Caprilhone Erbano, 45 anos, é engenheiro civil, especialista em marketing e propaganda, didática do ensino superior. Tem MBA em Gestão Estratégia do Conhecimento e da Inteligência Emocional, com especialização no Canadá.
É mestre em educação e doutor em engenharia da produção. Na PUC-PR, é professor titular e coordena os curso de especialização em marketing.
Serviço
O livro ?Gestão e Marketing na Era do Conhecimento? tem 112 páginas, é publicado pela editora Champagnat, custa R$ 20,00, pode ser encontrado em qualquer loja da rede ou no site www.livrariascuritiba.com.br