Desde 29 de setembro de 1986, o programa Roda Viva traz semanalmente aos estúdios da TV Cultura em São Paulo personalidades do mundo da política, economia, esportes e cultura do país e do exterior, sempre sabatinadas por um grupo de jornalistas ou especialistas de renome.
A total liberdade de opinião e de escolha dos participantes transformou o Roda Viva num indutor da agenda pública brasileira. Mas até hoje tais programas só podiam ser vistos às segundas-feiras pela TV ou a partir dos DVDs da Cultura Marcas.
Um criterioso trabalho de edição permitiu selecionar as conversas mantidas diante das câmeras durante 19 anos, transformando as 60 melhores em texto e eternizando assim pensamentos, histórias e opiniões dos personagens mais relevantes focalizados pelo programa.
E para falar sobre esse trabalho, o jornalista Paulo Markun ? apresentador e diretor do programa ? vem a capital paranaense para lançar o livro ?O Melhor do Roda Viva? (editora Conex, 312 pág., R$ 55,00) e fazer um bate-papo com o público. O evento acontece amanhã (23/05), às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, com entrada franca.
Enredo
O sumo das idéias de cada entrevistado é acompanhado por dados e informações sobre seus personagens, permitindo ao grande público situar suas afirmações e opiniões no tempo e no espaço.
?O melhor do Roda Viva?, coordenado por Markun, reúne um amplo painel do pensamento contemporâneo sob as rubricas ‘Poder’, ‘Cultura’ e ‘Internacional’. Participam deste volume Aloizio Mercadante, André Franco Montoro, Antônio Ermírio de Moraes, Armando Falcão, Fernando Collor de Mello, Fernando Gabeira, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco, João Pedro Stédile, José Sarney, Leonel Brizola, Luiz Carlos Bresser Pereira, Luiz Carlos Prestes, Luiz Inácio Lula da Silva, Mario Covas, Paulo Salim Maluf, Roberto Freire, Ronaldo Caiado, Ulysses Guimarães e Zélia Cardoso de Mello.
A essência das idéias de cada entrevistado é acompanhada por dados e informações iniciais sobre cada um, o que permite ao grande público situar suas afirmações e opiniões no tempo e no espaço.