Em setembro de 1966 – há exatos 40 anos – nascia um seriado que chocou a complacência e o conservadorismo do público norte-americano ao mostrar um mundo futuro sem preconceitos, onde a humanidade havia finalmente superado a sua infância.
Enquanto o planeta se via envolto na Guerra Fria entre o mundo capitalista e o comunista, Gene Rodenberry, um ex-fuzileiro naval e produtor de faroestes para a TV, apresentou aos executivos da Paramount Pictures uma proposta para uma nova série, que ele conseguiu vender dizendo que seria algo como "A Conquista do Oeste" no espaço.
Sua idéia não tinha nada a ver com caravanas e índios. A época era da Corrida Espacial e o tema parecia evocar uma nova fronteira para o povo norte-americano – fato que convenceu os executivos do estúdio e veio a permissão para ir frente. No fim, só a idéia da Fronteira Final se tornaria parte da série Jornada nas Estrelas (Star Trek), que estreou na TV americana em setembro de 1966. Nascia assim o seriado que viera a
conquistar milhões de fãs mundo afora.
Para comemorar a data, a Livrarias Curitiba realiza duas atividades. A primeira delas é a exposição "Star Trek – 40 Anos de um Sonho Coletivo". A mostra começou no dia 1º de setembro e fica aberta ao público até o próximo dia 21 na loja do Shopping Estação, com entrada franca.
Entre os mais de cem itens que compõe a mostra, destaque para os bonecos de vários personagens, a réplica de alguns uniformes utilizados nos programas da série, broches, CDs de trilhas sonoras, jogos interativos, miniaturas de espaço-nave (modelos Cut-Away USS Enterprise, Piece USS Enterprise Set, AMT de 3 Enterprises, NX-01 Enterprise e Polar Lights) e estações espaciais, calendários, cards colecionáveis, estojos de áudio e
pocket books, fitas de VHS, fotografias de atores com o devido autógrafo, gibis, livros, passaporte da United Federation os Planets, pôsteres diversos, revistas, selos, enciclopédia, dicionário da língua Klingon e histórias em quadrinhos. Para reunir o acervo, sete fãs curitibanos emprestaram seus pertences e a montagem ficou por conta de Vidal Costa, doutor em história pela UFPR.
A segunda atividade vai acontecer no dia 18 de setembro, às 19h, também na loja do Shopping Estação, e será uma palestra intitulada "Jornada nas Estrelas, Ficção ou Realidade" que será ministrada pelo doutorando em educação da PUC-RJ, Carlos Alberto Machado. A entrada é franca.