A história familiar une Epaminondas Holzmann e Sérgio Neville Holzmann, respectivamente tio e sobrinho, autores dos livros que têm lançamento marcado para este sábado (26), às 11h, na Livraria Dario Vellozo. Nascidos na cidade paranaense de Ponta Grossa, os dois escritores revelam criatividade em estilos diferentes. Em "Cinco Histórias Convergentes", Epaminondas mostra a paixão dedicada à cidade natal, enquanto Sérgio responde por "Jornada", um romance ficcional sobre a emigração alemã para a Rússia, entre 1762 e 1782.

continua após a publicidade

Descendentes de músicos e escritores, os autores atuaram em áreas diversas, mas conservaram a influência familiar da literatura. O livro "Cinco Histórias Convergentes" é testemunho do potencial literário de Epaminondas (1896 ?1960), que dedicou grande parte de sua vida ao jornalismo. Participou do surgimento da imprensa em Ponta Grossa, quando seu pai fundou, em 27 de abril de 1907, o semanário "O Progresso", e no qual desempenhou todas as funções, desde entregador até chegar ao posto de diretor. Foi diretor da sucursal do jornal Gazeta do Povo, em Ponta Grossa, e o primeiro dirigente do Jornal do Paraná, também daquela cidade, criado em 1945.

No livro, Epaminondas rememora sua cidade nas primeiras décadas do século XX. O autor não se prende apenas às cinco pessoas que inspiram o nome do livro, mas traça um amplo panorama humano, por meio de saborosas histórias cotidianas. A obra teve lançamento póstumo, em 1966, com apresentação de Jacob Holzmann Netto, filho do autor. "A obra mantém o interesse e o entusiasmo do leitor do princípio ao fim, agradando sobremaneira aos apreciadores da boa leitura, ainda que desconheçam as personalidades enfocadas e ressurgidas do esquecimento e da morte", registrou Jacob.
As cinco figuras principais são oriundas de regiões longínquas, mas convergem de forma admirável para conjugar esforços em prol do progresso intelectual de Ponta Grossa.

Estão reunidos o músico que deixou as estepes russas, o magistrado vindo do Recife, o médico italiano, o jornalista chegado do Rio de Janeiro e o teatrólogo que veio da cidade litorânea paranaense de Antonina. Os personagens que adotaram Ponta Grossa e todas as figuras que se entrelaçam em suas vidas são, para o autor, a alma da cidade.

continua após a publicidade

A obra, que mereceu uma segunda edição pela Editora UEPG, com prefácio do escritor Miguel Sanches Neto, agora ganha lançamento na Livraria Dario Vellozo. "Poucos foram os homens de letras paranaenses que amaram com tanta intensidade sua cidade como Epaminondas Holzmann, que nutriu uma permanente devoção por Ponta Grossa, materializada neste volume de memórias emotivas (…) Epaminondas amou a cidade não pela história oficial, pelos grandes acontecimentos, pelas atas das instituições, mas pelo contato direto com figuras populares", ressalta Sanches Neto.

História e criatividade

continua após a publicidade

O fascínio pela história da emigração dos alemães-russos para as Américas inspirou Sérgio Neville Holzmann a escrever "Jornada". O autor, que pertence à quarta geração dos chamados alemães do Volga, chegados ao Brasil em meados do século XIX, confessa que cresceu ouvindo os relatos "com a fascinação de quem tem pruridos de querer ser escritor". Embora afirme não ter pendor para a pesquisa histórica, Sérgio traça um panorama no qual muitos dos fatos narrados, com personagens fictícios, são reais e documentados.

A forma romanceada como Sérgio registra essa emigração não abandona fundamentos históricos sólidos. Entre as fontes consultadas pelo autor, está o livro "The Czar?s Germans", de Hattie Plum Williams, publicado pela American Historical Society of Germans from Rússia (Nebraska ? EUA). Outras obras de referência foram "Resumo Histórico e Genealogia dos Alemães do Volga", do pesquisador Carlos Alberto Schwab, e "Cinco Histórias Convergentes", de seu tio Epaminondas Holzmann, livro que também tem lançamento na Livraria Dario Vellozo.

"Não sendo uma pesquisa, o leitor de ?Jornada? poderá encantar-se com a prodigiosa criatividade de Sérgio Holzmann, pela comovente descrição de como se cria a riqueza a partir do nada e do inóspito, pelo uso balanceado de sentimentos e personalidades avessos entre si e pelos poemas construídos para revelar as coisas da natureza e a natureza das coisas ? tudo concatenado numa trama que absorve a atenção e ensina. Ensina História e a arte de viver", escreve no prefácio Valdivo José Begali, professor da Uninove ? Centro Universitário Nove de Julho (SP).

Com uma trajetória de executivo internacional, Sérgio Holzmann foi vice-presidente do Citibank em seis países, vice-presidente da Electronic Data Systems, presidente da ACI Worldwide e, atualmente, administra sua própria empresa, a OMNIA, dedicada ao ramo de software. A atuação profissional e as influências familiares fizeram de Sérgio uma pessoa de múltiplos interesses, que também se destaca como pianista e escritor de romances e contos.

Serviço
Livraria Dario Vellozo (Rua São Francisco, 325 ? Setor Histórico)
Lançamento dos livros "Cinco Histórias Convergentes", de Epaminondas Holzmann, e "Jornada", de Sérgio Neville Holzmann
Dia 26.11.05 (sábado), às 11h
Entrada franca