A gravurista Everly Giller e seus filhos Eva, Liz, Davi e Ciro são linoleomaníacos. A família usa a técnica de "matriz perdida" (impressão de várias cores com matriz de linóleo) para produzir seus trabalhos. O resultado será colocado em exposição no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, a partir desta quarta-feira (5) e ficará em cartaz até o próximo dia 18. A mostra, que reúne 46 trabalhos, marca o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado no domingo (2), e o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18 deste mês.

continua após a publicidade

Everly conta que esta história começou em l987, quando visitou uma exposição de Pablo Picasso com linoleogravuras. Impressionada com os resultados positivos ao experimentar a técnica, fez gravuras coloridas durante alguns anos. Em 2003 retomou os trabalhos. Os filhos se empolgaram e começaram a praticar a mesma técnica. Desde então, são produzidos trabalhos coloridos em diversos temas. A gravurista fará demonstração na Biblioteca Pública usando a prensa e tintas.

Carreira

Everly nasceu em Caçador (SC). Graduada em Pintura e licenciatura em Desenho pela Embap/PR, é pós-graduada em Gravura em Metal na Polônia. Orientou cursos de Gravura em Metal e Linoleogravura no Solar do Barão, além de linoleogravura e pintura para crianças. Participou e foi premiada em coletivas no Brasil e exterior. Atualmente ministra aulas em seu atelier. Seus filhos Eva, de 15 anos, Liz, 13, Davi, 11, e Ciro, 9, trabalham com a mesma técnica e já participaram de algumas exposições, entre as quais a XIV Bienal Internacional de Crianças e Jovens de Artes Gráficas de Torun/Polônia.

continua após a publicidade

Serviço
Exposição Linoleomania
Data: 05 a 18 de abril
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133