A gravurista Everly Giller e seus filhos Eva, Liz, Davi e Ciro são linoleomaníacos. A família usa a técnica de "matriz perdida" (impressão de várias cores com matriz de linóleo) para produzir seus trabalhos. O resultado será colocado em exposição no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, a partir desta quarta-feira (5) e ficará em cartaz até o próximo dia 18. A mostra, que reúne 46 trabalhos, marca o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado no domingo (2), e o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18 deste mês.
Everly conta que esta história começou em l987, quando visitou uma exposição de Pablo Picasso com linoleogravuras. Impressionada com os resultados positivos ao experimentar a técnica, fez gravuras coloridas durante alguns anos. Em 2003 retomou os trabalhos. Os filhos se empolgaram e começaram a praticar a mesma técnica. Desde então, são produzidos trabalhos coloridos em diversos temas. A gravurista fará demonstração na Biblioteca Pública usando a prensa e tintas.
Carreira
Everly nasceu em Caçador (SC). Graduada em Pintura e licenciatura em Desenho pela Embap/PR, é pós-graduada em Gravura em Metal na Polônia. Orientou cursos de Gravura em Metal e Linoleogravura no Solar do Barão, além de linoleogravura e pintura para crianças. Participou e foi premiada em coletivas no Brasil e exterior. Atualmente ministra aulas em seu atelier. Seus filhos Eva, de 15 anos, Liz, 13, Davi, 11, e Ciro, 9, trabalham com a mesma técnica e já participaram de algumas exposições, entre as quais a XIV Bienal Internacional de Crianças e Jovens de Artes Gráficas de Torun/Polônia.
Serviço
Exposição Linoleomania
Data: 05 a 18 de abril
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133